sábado, 8 de agosto de 2020

Abertura oficial das atividades de resgate da memória nacional dos acervos de documentação histórica da Biblioteca Pública Nacional e arquivos históricos.


O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Aricene Abdulai Jibrilo Baldé presidiu esta sexta-feira, 07 de Agosto 2020, em Bissau, a abertura oficial das atividades de resgate da memória nacional dos acervos de documentação histórica da Biblioteca Pública Nacional e arquivos históricos.

Uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e pesquisa, que visa digitalizar e tornar acessíveis milhares de acervos que se encontram naquela instituição num estado avançado de degradação, e coloca-los a disposição do público.

Acompanhado do Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, o titular a pasta da Educação percorreu todas as dependências do INEP, ondem decorrem os trabalhos que também envolvem 50 jovens voluntários da associação de jovens e amigos da leitura e das Bibliotecas.

Jibrilo Baldé regozijou-se com a iniciativa que no seu entender vai ao encontro das ideias da atual licença do Ministério da Educação Nacional de colocar Bibliotecas em todas as escolas do país no quadro do slogan de " promoção da leitura".

O ministro Assumiu ainda o compromisso que os Membros da Associação de jovens e amigos de leitores e das Bibliotecas, serão formadores do pessoal que será selecionado para cuidar das bibliotecas que serão colocadas a nível nacional e prometeu colocar a disposição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas o primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento da Guiné-Bissau Manu-escrito que possui no seu arquivo pessoal.

O Secretario de Estado do Ensino e Investigação Cientifica, Garcia Biifa Bedeta reconheceu que o país tem grande défice de hábito de leitura, uma rotina importantíssima que permite reinventar o mundo académico.

Bedeta, assegurou que a visita e a participação nas atividades de resgate da memoria nacional é uma demostração clara da determinação da actual Licença da Educação na implementação da sua política de promoção de leitura na Guiné Bissau e na valorização e divulgação da Identidade Nacional.




Bissau 08 de Agosto 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário