sábado, 8 de agosto de 2020

ULTIMA HORA: FERNANDO TAVARES ACABA DE SER ELEITO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU (FFGB)


FERNADO TAVARES ELEITO PRESIDENTE DA FFGB COM 76% DOS VOTOS

O empresário guineense, Fernando Tavares, foi eleito, este sábado, 08 de agosto, o novo presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), sucedendo ao cargo Manuel de Nascimento Lopes, que ocupava o cargo desde 2012.

Tavares obteve 19 votos, num universo de 26 associados da FFGB presentes na sala, contra 3 de Mutaro Bari, correspondente 12%, Benelivio Cabral Nancassa Ínsali, correspondente 8%, Paulo Mendonça obteve um voto, correspondente 4%.

Enquanto o candidato e o antigo membro do comitê executivo do órgão, António Patrocínio não obteve voto dos associados da FFGB.

O Congresso Ordinário convocado pelos cinco candidatos ficou marcado com ausência do líder cessante, Manuel de Nascimento Lopes, e o presidente da Comissão Eleitoral, Lino Lopes.

Lino Lopes justifica a sua ausência, alegando que o dia 08 de agosto nunca foi retida para a realização do pleito eleitoral no organismo que dirige o futebol no passado dia 25 julho do ano em curso.

Com a ausência do presidente da comissão eleitoral e do secretário, o primeiro vogal da comissão, Abdu Mané, presidiu os trabalhos que começou com o preenchimento dos restantes membros, tendo culminado com a eleição de Tavares para dirigir o organismo nos próximos 4 anos.

No seu discurso, após a sua eleição, o novo presidente da FFGB, Fernando Tavares, mostrou-se satisfeito pela vitória, agradecendo à confiança depositada na sua candidatura por parte dos sócios e manifestou a sua abertura em trabalhar com os candidatos derrotados.

Até aqui, o presidente da Liga dos Clubes Futebol guineense, "Bene", como é conhecido no seio dos guineenses, promete mudar o paradigma e desenvolver o futebol no país em colaboração com os candidatos derrotados.

O Antigo jogador do FC Tombali, Ajuda Sport Clube e Mavegro, "Bene", foi, igualmente presidente do Ajuda Sport e FC Cuntum, ambos de Bissau.

O novo líder do órgão é empresário que está ligado ao setor de agenciamento de navios de cargas.

O Congresso Ordinário do organismo que, inicialmente, foi marcado para o dia 25 julho, e que foi adiado para este sábado, 08, pela comissão eleitoral devido à pandemia de covid-19, alegando que a sala onde deveria decorrer o ato não obedece aos parâmetros exigidos pelas autoridades da luta contra a doença.

Aconteceu que quando faltavam 24 horas para o congresso ordinário, a FIFA, organismo que dirige o futebol mundial, anunciou a suspensão de Manelinho, presidente cessante do órgão, igualmente candidato a um terceiro mandato.

A FIFA anunciou a suspensão por 10 anos de funções relativas ao desporto de Manelinho, devido a falhas na proteção de um homem atacado em massa.


Por: Alison Cabral
Rádio Jovem Bissau

Leia Também:
Iníciou a instante o Congresso Ordinário da Federação de Futebol da Guiné-Bissau FFGB, convocado pelos cinco candidatos à presidência do organismo que dirige o futebol nacional.
No salão onde decorre o ato eleitoral estão presentes 25 dos 44 associados da FFGB.

Os trabalhos do pleito eleitoral para eleger novo presidente do órgão estão a ser conduzido pelo primeiro vogal da Comissão Eleitoral, Abdu Mané.


O candidato à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), Fernando Tavares, apresentando aos associados as linhas metras da sua candidatura.

A intervenção do candidato, António Patrocínio, após abertura do congresso eleitoral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), num dos hotéis da capital Bissau.

Discurso do candidato à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Paulo Mendonça.

O candidato Benelivio Cabral Nancassa Ínsali, promete mudar a paradigma do futebol guineense, caso for eleito presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau.

Alison Cabral

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.