segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

URGENTE: Umaro Sissoco Embalo, em larga vantagem e pode atingir 56% na segunda volta, afirma inquérito popular, realizado por analistas e especialistas dos assuntos africana e eleições em África Ocidental (AEAAEAO)

Fonte: Bissau Última-Hora

O Inquérito popular encomendado por quadros ligados a candidatura do candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira, esconderam o resultado do inquérito por causa da péssima notícia que o trouxe para partido: Umaro Sissoco Embalo do MADEM G-15, pode atingir 56% dos votos válidos na segunda volta ou ainda mais.

Segundo fontes da Direcção do PAIGC, a alianças com partidos minoritários, que na primeira volta das eleições conseguiram obter 1,45% pode não surtir efeitos nenhuns, desde ja que são partidos que não possuíam bases eleitorais.

Ainda segundo a mesma fonte, o inquérito foi realizado entre dias 2 e 6 do mês corrente, 2205 pessoas entrevistados em todo o território nacional, 55% dizem que votarão no candidato do MADEM G-15, Umaro Sissoco Embalo, 43% dizem que vão votar no candidato do PAIGC Domingos Simões Pereira, 1% dizem que não sabem ainda em quem votarão, e 1% dizem que não vão votar.

Idriça Djalo, Vicente Fernandes e Iaia Djalo entres outros a pesquisa mostra que não têm o poder de transferência de votos, ainda o inquérito demostra o baixo crescimento em apenas 3,89% da intenção dos votos, comparado com os 40 % da primeira volta, avaliou a fonte.

Segundo o inquérito, o Umaro Sissoco Embalo tem entre 54% a 56% da preferência do eleitor, o candidato do PAIGC situa entre 42% a 44%, em 2205 pessoas entrevistados 2% não revelam em quem votaram e 1% dizem não vão votar por falta de credibilidade e confiança em política da Guiné-Bissau, é nesta ótica a margem do erro representa 3%.

Sugestão do Inquérito: A tentativa de polarizar o país através das questões étnico-religiosas insultos aos muçulmanos deverá ser revista pela cúpula do PAIGC! a muitas pessoas que acreditam que Domingos Simões Pereira, vai ter posição muito radical e perigosa contra os muçulmanos quando for eleito o presidente da República e vai acabar com a laicidade e bolsas de peregrinação a cidade santa de MECA, isso prejudica o candidato do PAIGC na intenção do voto, ainda perante estes fatos o DSP, não terá hipóteses algumas para conseguir votos dos muçulmanos

“Ainda não está definido, mas será necessária uma mudança na estratégia, pois quanto mais o candidato do PAIGC e seus apoiantes insultam a religião muçulmana, etnias e estrangeiros nacionalizados no PAÍS "FULAS MANDIGAS E MANJACOS, mais as pessoas acreditam que ele realmente tenha e terá planos radicais contra os muçulmanos e regiões onde reside maior número dos Manjacos, afirma a fonte dos especialistas de estudos e pesquisas em África.

No entanto para as especialistas em estudos e pesquisas em africanos João Cardin, Hammed Ousmam, Check Nba Diouf e Johnson Without, há uma tendência muito baixo nos eleitorados do PAIGC, deve-se pelo baixo moral causada por alianças que a candidatura do General Umaro Sissoco esta fazendo. O General USE é visto como quem realmente poderá fazer grandes mudanças na sistema governativa do PAÍS.

A segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau está prevista para o próximo dia 29 de Dezembro, o General Umaro Sissoco do MADEM G-15, é apontado como principal vencedor, segundo estudos realizados pelo autoridades da pesquisa e analistas políticas em África.

Fonte: Departamento dos Estudos e Pesquisas em África Ocidental

1 comentário:

  1. Kkkkkk mas e agencia propi i di kal lado? Pabia n'faci pesquisa mas nka odjal deh AEAAEAO

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.