segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

CEDEAO CAPACITA MILITARES DA ECOMIB NA MATÉRIA DE VIOLÊNCIA SEXUAL

A Força de Interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOMIB) debate a partir hoje até sexta-feira (13/12) a Violência Sexual, Protecção da Mulher e da Criança em Ambiente de Conflito.


O encontro de Bissau organizado pela CEDEAO com apoio da União Europeia visa consciencializar as forças de manutenção da paz de ECOMIB sobre os direitos humanos.

Na abertura dos trabalhos a embaixadora da União Europeia Sónia Neto diz que a sua organização e a CEDEAO estão determinadas a por termo a violência contra as mulheres e raparigas, que continua a ser um dos crimes e violação dos direitos humanos mais generalizadas, persistente e devastadora assim como continua em grande medida.

Sónia destaca por outro lado que, a violência só pode ser combatida colectivamente razão pela qual, a União Europeia, a CEDEAO e a ECOMIB considerem esta luta como passo importante da parceria.

Já o representante residente da CEDEAO no país, Blaise Diplo afirmou que este encontro revela o comportamento inapropriado de alguns elementos durante a estada em missão de paz.

“Violência sexual baseada na protecção das mulheres e das Crianças em Ambiente de Conflito revela o comportamento inadequado de alguns elementos das forças nas zonas de conflitos, nesta perspectiva apelaríamos a protecção de modo geral as mulheres e crianças, sublinhar que a materialização deste seminário de formação, é uma vontade expressa de todas as organizações em matéria de direitos humanos”, referiu o representante da CEDEAO.

Participam neste encontro de cinco dias militares em missão na Guiné-Bissau. Estas forças são constituídas pelos militares da Nigéria, Senegal e do Togo e conta igualmente com o Comandante da ECOMIB em Bissau, David Kabre.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.