quarta-feira, 22 de maio de 2019

TRABALHADORES GUINEENSES CONTINUAM A EXIGIR DO GOVERNO PAGAMENTO DE SALÁRIO COM GREVE NA FUNÇÃO PÚBLICA


Persiste pelo segundo dia consecutivo, a greve de três dias das duas centrais sindicais do país que paralisam a administração pública para exigir do governo a melhoria de condição de trabalho e aumento do salário mínimo.

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné central Sindical (UNTG-CS) e a Confederação Geral dos Sindicatos Independentes (CGSI) continuam a exigir do governo liderado pelo Aristides Gomes o cumprimento de 37 pontos do memorando de entendimento.

Na terça-feira o sindicato de base da Empresa da Electricidade e Água da Guiné-Bissau tinha boicotado o fornecimento da corrente eléctrica e água nos bairros nas primeiras horas o que provocou muito ruído a população e que venha ser suspensa horas depois.

Perante esta situação, numa entrevista a rádio Sol Mansi, o presidente do Sindicato de Base da EAGB, Alsau Lopes da Costa, explica a razão que levou a retoma do fornecimento de luz eléctrica e água à população.

Por outro lado este sindicalista alertou a direcção da EAGB para o cumprimento do acordo caso contrário vão prosseguir com a greve.

Entretanto, o Sindicato de Base da Câmara Municipal de Bissau (CMB) não aderiu a greve geral de três dias na administração pública.

A este propósito, numa entrevista telefónica a rádio Sol Mansi, o presidente do sindicato da base, Luis Ntchama, disse que não aderência a greve deve-se ao compromisso que a direcção assumiu em pagar os salários aos funcionários até quinta-feira, ultimo dia da greve.

Ntchama acredita que a direcção vai cumprir com compromisso assumido com o sindicato para o pagamento de salário mas alertou caso a situação não venha acontecer, a paralisação será uma realidade.

Recorde-se que as sucessivas vagas de greves das duas centrais sindicais do país têm vindo afectar o aparelho do estado e a UNTG e CGSI admitem continuar com as paralisações até que seja cumprida os 37 pontos do memorando de entendimento.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário