8 de novembro de 2018

COMUNICADO À IMPRENSA


O Partido da Renovação Social após reunião da sua IV Comissão Política, ontem levada a cabo, e após intenso debate sobre o seu Programa Eleitoral e o Recenseamento Eleitoral em curso, leva ao conhecimento do povo guineense e da comunidade internacional o seguinte:

Depois de uma competente apresentação do Programa Eleitoral, o debate centrou-se à volta de algumas importantes contribuições feitas pelos comissários, nomeadamente, no concernente, à importância capital da educação no processo de desenvolvimento. A maioria dos intervenientes deixou bem vincado o seu desejo de ver refletido no documento a importância deste sector vital, sem deixar de lado a prioridade que também deve ser atribuída ao sector da saúde, da agricultura e dos grandes eixos necessários à afirmação e à sustentabilidade da nossa economia e do nosso desenvolvimento, como sendo as infraestruturas. Desta feita, o Programa Eleitoral foi aprovado.

No capítulo da informação sobre o andamento do recenseamento, registaram-se informações sobre ocorrências bastante perturbadoras do processo, e que comprometem, sobremaneira, a sua legalidade no concernente, na inobservância de alguns requisitos legais, nomeadamente os prazos, e demais situações graves reportadas pelos nossos fiscais, de tal maneira, que a sua credibilidade está, neste momento, posta em causa. Como exemplo, que aliás já se encontra sob a alçada do ministério público, relatou-se o caso do governador de Bafatá, que sequestrou os equipamentos de recenseamento a seu bel-prazer, enquanto não fossem satisfeitos registos dos seus correligionários. Sobre este aspeto registaram-se várias intervenções, sobre a forma propositada como se movimentam as mesas de recenseamento que ao obedecer a lógica das cores partidárias com localizações geográficas precisas, prejudicam a apresentação de cidadãos capacitados de exercerem o seu direito de recenseamento.

Outros exemplos foram enumerados pelos mais diversos intervenientes, todos no mesmo tom de desagrado pelas reclamações que não são atendidas pelos brigadistas que foram todos recrutados pelo PAIGC, e que só obedecem as orientações das autoridades de recenseamento, que como sabemos, estão todos sob autoridade oriunda do PAIGC.

Outra questão que mereceu a atenção de todos, e que também foi debatida de forma aturada, é relativa à administração inicial do processo, nomeadamente, nos prazos que não foram obedecidos para recrutamento dos brigadistas junto dos partidos políticos, na falta de acolhimento das reclamações por parte de quem de direito porque obedecem orientações de ordens estranhas ao processo.

Perante este cenário atrás descrito, e na ausência urgente de procedimentos que possam corrigir todo este processo anómalo, que não observam a nossa legislação eleitoral, e na persistência de todo este sistema de obstrução e de opacidade que tem envolvido o processo de recenseamento, o Partido da Renovação Social, reserva-se a uma tomada de posição política, de modo a demonstrar inequivocamente, o seu desagrado por toda esta farsa, que em momento algum, endossará, para que em seu nome, e de forma ilegítima, todo o processo venha a favorecer um pré-anunciado vencedor para as eleições legislativas.

Outrossim, a Comissão Política Nacional do PRS lança um vibrante apelo a todos os seus militantes, dirigentes e simpatizantes no sentido de se manterem serenos e vigilantes, na certeza porem de que o PRS saberá estar na vanguarda e na salvaguarda dos seus legítimos interesses e tomar uma firme posição quando as circunstâncias se justifiquem.

Bissau, 8 de Novembro de 2018

A Comissão Política Nacional

Prs Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário