quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Caju - “O país já exportou 147 mil toneladas no presente ano”, afirmou o Inspector-geral do Comércio

Bissau, 29 Nov 18 (ANG) – O Inspector-geral do Comércio afirmou que o país já exportou até o momento 147.410 toneladas de castanha contra a previsão inicial de 130 mil.

Em declarações exclusivas à ANG, Alberto Mendes Pereira disse que esperam atingir uma cifra de 150 mil toneladas até o fim das exportações.

O Inspector-geral do Comércio qualificou  a campanha de comercialização da castanha de caju de positiva visto que ultrapassou as expectativas.

 Alberto Mendes Pereira disse que com toda a turbulência verificada no início da campanha deste ano, o país conseguiu exportar mais do que era previsto.

"Muitas pessoas pensam que não íamos atingir 100 mil toneladas mas com o grande esforço, empenho e dedicação de todos nós, conseguimos atingir a quantidade desejável", disse.

Afirmou  que não restou nenhuma castanha de caju junto dos agricultores, adiantando que há empresas que têm castanha nos seus armazéns que ainda não declararam, razão pela qual não podem anunciar a quantidade exacta da castanha que ainda resta no país.

Aquele responsável disse que ainda sobrou castanha para exportar, mas devido a exportação de troncos de madeiras ficou cancelado o embarque da castanha de caju para o estrangeiro, ou seja se exporta de vez enquanto no intervalo dos contentores de madeiras.

Chamou a atenção aos políticos para não misturar a política com a campanha de caju, acrescentando que o preço mais praticado na compra deste produto este ano é de 500 francos CFA por quilo.

O caju é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau. 

ANG/DMG/ÂC//SG

1 comentário:

  1. E muito bom abo fidju de terra buna houve um bons noticias sobri comercialijasao do nom produto natural de terra rico.

    ResponderEliminar