sexta-feira, 13 de julho de 2018

Comunicado de Imprensa

Nações Unidas colabora com o governo da Guiné-Bissau na avaliação dos prejuízos da tempestade em Bissau.


Bissau, 13 de julho de 2018 - As Nações Unidas, em coordenação com o Serviço Nacional de Proteção Civil conduziram, esta quinta-feira (12), uma missão conjunta de avaliação das necessidades nos bairros do Setor Autónomo de Bissau mais afetados pela tempestade do último dia 27 de junho.

A missão de avaliação surge em resposta a um pedido do Governo da Guiné-Bissau para apoiar as vítimas da tempestade. De acordo com dados provisórios divulgados a 29 de junho pelo Serviço Nacional de Proteção Civil, 2.000 mil famílias, num total de 11.541 foram afetadas, registando-se ainda três mortos e a destruição de 420 habitações.

“Recebemos o pedido do governo no início do mês de julho e, de imediato, solicitamos assistência técnica do Escritório Regional das Nações Unidas para a Coordenação das Questões Humanitárias (OCHA ROWCA), para ajudar a coordenar uma avaliação conjunta no terreno com as autoridades nacionais, a fim de permitir uma visão geral da situação, avaliar os danos e definir as ações prioritárias”, explicou o Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas, David McLachlan-Karr.

Na missão de avaliação que se realizou sob a coordenação do Gabinete do Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas, em colaboração com o Serviço Nacional de Proteção Civil, participaram igualmente técnicos do Ministério da Saúde Pública, Família e Coesão Social, Câmara Municipal de Bissau e Cruz Vermelha da Guiné-Bissau.

Durante a missão aos bairros de Bissau mais afetados pela tempestade (Antula, Gabusinho, São Paulo, Bairro Militar, Cuntum Madina, Bor, Enterramento e Quelélé), as equipas interagiram com as famílias afetadas e, em alguns casos, com associações de moradores, procurando recolher dados sobre o impacto da tempestade na qualidade de vida das famílias, assim como a dimensão dos danos e potenciais ameaças à saúde da população.

Após a missão conjunta de avaliação das necessidades, um relatório com as principais conclusões e recomendações será entregue ao Governo da Guiné-Bissau.

Para mais informações, por favor contatar: 
Charlotte Alvarenga, Oficial de Comunicação, +245 95 546 22 27, charlotte.alvarenga@one.un.org; Edmundo Vaz, Encarregado do Gabinete do Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas, +245 95 520 62 24, edmundo.vaz@one.un.org



ONU na Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário