15 de junho de 2017

COMITÉ DE SANÇÕES DA ONU CONSIDERA DE EXEMPLAR A POSTURA DOS MILITARES GUINEENSES

Elbio garante que a vinda da missão do Comité de Sanções das Nações  Unidas não tem nada a ver com o assunto ‘Acordo de  Conacri’, sublinhando que o referido acordo é uma  questão que  as autoridades guineenses devem considerar nas suas  decisões soberanas.
O presidente do Comité de Sanções das Nações Unidas, Elbio Rosselli  ficou com uma boa impressão da forma como os militares da  Guiné-Bissau tem vindo a comportar-se, considerando que  a classe castrense guineense apresenta atualmente um comportamento ‘exemplar e perfeito’.

Rosselli falava, hoje 15 de junho 2017, à saída de uma audiência com o ministro de Estado e do  Interior, Botche Candé, no Ministério do Interior, onde o  responsável do departamento de sanções da ONU revelou à imprensa que manteve uma conversação sincera e direta  com os militares sancionados, que na sua visão estão a ter  um comportamento ‘exemplar e perfeito’, fato que segundo  ele deve ser tido em consideração.

Solicitado a pronunciar-se sobre se há possibilidade do levantamento das  sanções contra os oficiais militares envolvidos no golpe  militar de 12 de abril de 2012 ainda este ano, o  responsável da ONU disse que não pode dizer nada a respeito, lembrando  que uma missão do Conselho de Segurança da ONU esteve no  país no ano passado e desta vez é uma missão do Comité  de Sanções das Nações Unidas.

A missão está no país para avaliar a situação das sanções impostas pelo  Conselho de Segurança a um grupo de oficiais militares  guineenses, conta Elbio Rosselli. Referiu que sua delegação manterá encontros com autoridades governamentais; a  sociedade civil; o Parlamento e os partidos políticos,  prometendo transmitir todas as informações recolhidas  nestes encontros ao Comité de Sanções da ONU, assim como  ao Conselho de Segurança para a sua posterior avaliação.

Elbio garante que a vinda da missão do Comité de Sanções das Nações  Unidas não tem nada a ver com o assunto ‘Acordo de  Conacri’, sublinhando que o referido acordo é uma  questão que  as autoridades guineenses devem considerar nas suas  decisões soberanas.

Antes de deslocar-se para o Ministério do Interior, Elbio Rosselli  esteve reunido com Botche Candé no Ministério da Defesa  Nacional, neste caso em representação do ministro da  defesa, Eduardo Costa Sanhá ausente do país.

Ainda na instituição da defesa guineense, Elbio Rosselli reuniu-se  com os militares sancionados, nomeadamente Ex-Chefe do  Estado Maior General das Forças Armadas, António Indjai;  Ibraima Papa Camará; Daba Naualna; Mamadu Turé (Mamadu  N’kruhma); e Estevão Na Mena, mas contou ainda com a  presença de Tcham Na Man, que segundo apurou O Democrata,  não foi sancionado. 

Por: Sene Camará
Foto: SC
OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário