quinta-feira, 15 de junho de 2017

Ensino - INEP promove Jornadas de reflexão sobre ensino superior e investigação científica

Bissau, 15 Jun 17 (ANG) - O Instituto Nacional de Estudos e pesquisas (INEP) em colaboração com o Ministério de Educação e as Universidades do País iniciaram hoje os trabalhos de uma  jornada de reflexão para   avaliar  o  Sistema de Investigação Científica e do Ensino Superior na Guiné-Bissau.

Vista da Universidade Lusófona da Guiné
Em declarações à imprensa após a cerimónia de abertura o Presidente da Comissão Organizadora da referida jornada Carlos Cardoso, assegurou que pretende-se com a iniciativa promover um dialogo franco que possa levar a identificação de pistas de solução para os problemas que afectam o ensino superior  e a investigação científica.

“Durante as jornadas iremos debater os principais problemas que afectam o Ensino Superior, bem como os constrangimentos que se colocam à investigação científica na Guiné-Bissau de modo a suscitar uma reflexão sobre as ligações entre Ensino Superior e a Investigação Científica”, explicou Carlos Cardoso.

Segundo Cardoso, que vai ser um dos oradores da jornada, a questão da qualidade no Ensino Superior bem como os desafios que a integração no espaço da CEDEAO e UEMOA coloca ao Ensino Superior Guineense, serão igualmente objecto de debates.

Presidindo  a abertura oficial dos trabalhos, o  ministro  Sandji Fati reiterou que o sector educativo e um dos motores do desenvolvimento economico e humano.

“No nosso entender, as missões das universidades evoluem, não se trata mais de dotar elite de uma cultura geral, mas sim de preparar os futuros profissionais”, referiu Sandji Fati.

Aquele responsável disse que estão conscientes de que as universidades devem se adoptar aos novos desafios com um espírito de empreendedorismo e de novas iniciativas no sentido de tornar um estudante um actor que possa desenvolver conhecimentos e competências desejados pelo mercado de trabalho.

O ministro da Educação Nacional disse que espera da jornada propostas de  saída eficaz e pertinente para resolver os problemas que afectam o Ensino Superior  e a Investigação Científica guineense.

Nas jornadas de dois dias tomam parte representantes das universidades: Colinas de Boé,  Lusófona da Guiné, Amílcar Cabral e Jean Piaget.  

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário