quarta-feira, 8 de março de 2017

8 de março: PRIMEIRA-DAMA PEDE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO SOBRE ASSÉDIO SEXUAL NO LOCAL DE SERVIÇO

A Primeira-dama da Guiné-Bissau, Maria Rosa Vaz, exortou esta quarta-feira, 08 de Marco 2017, que é importante que os homens mudem de comportamento, no que diz respeito a abuso e assédio sexual nos locais de serviço a fim de minimizar a exclusão das mulheres, pois nenhuma sociedade pode desenvolver sem as mulheres.

O alerta de Maria Rosa Vaz foi deixado na cerimônia comemorativa de 8 de Março, dia Internacional das Mulheres, assinalado este ano sob lema, “Empoderamento Econômico das Mulheres no Mundo de Trabalho em Evolução, até 2030”.

O ato central teve lugar em Bissau e foi organizado pelo Governo através do ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social em colaboração com os parceiros e organizações da sociedade civil, no qual a Primeira-dama lembra que Amílcar Cabral acreditava que a revolução do país nunca seria vitoriosa, se não conseguisse a plena participação das mulheres.

“Apesar dos direitos das mulheres estarem consagrados na lei, o país continua a registar casos das mulheres que dão a luz em condições desumanas, violência psicológica e crianças sem acesso ao sistema de saúde e educação de maneira que é primordial mudar a tendência”, alertou.

Ministro da Mulher, Família e Solidariedade Social, Carlos Alberto Kennedy de Barros, informou na sua intervenção que o Governo está a trabalhar no sentido de criar condições para que as mulheres guineenses possam preparar um futuro risonho para as crianças numa terra de paz.

O Representante do Sistema das Nações Unidas no país, Ayigan kossi, advertiu que a igualdade de gênero é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade no mundo. Neste sentido, lembra que o objetivo de desenvolvimento número cinco das Nações Unidas apela especificamente à igualdade de gênero e ao empoderamento de todas as mulheres e meninas do mundo.

Ayigan kossi informou, contudo, que o Sistema das Nações Unidas está estabelecer um roteiro claro, com pontos de referência para alcançar a igualdade de gênero em todo o sistema.

Por: Epifania Fernandes Mendonça
Foto: Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário