domingo, 22 de junho de 2025

Instalações nucleares iranianas foram "completamente destruídas"... O Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou hoje num breve discurso à nação que as principais instalações nucleares do Irão foram "completa e totalmente destruídas" por ataques levados a cabo pela força área dos Estados Unidos.

© Celal Gunes/Anadolu via Getty Images  Lusa  22/06/2025

Trump advertiu ainda Teerão contra eventuais retaliações contra os Estados Unidos, sublinhando que o Irão tem de escolher entre "paz ou tragédia", num discurso em que falou ao lado do secretário de Estado, Marco Rubio, e do secretário da Defesa, Pete Hegseth.

Os comentários de Trump foram produzidos na Casa Branca no sábado à noite, horas depois de anunciar nas redes sociais que as forças armadas americanas tinham realizado ataques contra três instalações nucleares importantes no Irão.

ATAQUE RELÂMPAGO: B-2 dos EUA neutralizam três centros nucleares no Irã...@Milson Alves

Trump apelidou o Irão de "o rufia do Médio Oriente" e alertou para a possibilidade de novos ataques se o país não fizer a paz. "Se não o fizerem, os futuros ataques serão muito maiores e muito mais fáceis", afirmou.

O Presidente retratou o ataque como uma resposta a um problema de longa data, mesmo que o objetivo fosse impedir o Irão de desenvolver armas nucleares.

Há 40 anos que o Irão diz "morte à América, morte a Israel", disse Trump. "Têm matado o nosso povo, arrancando-lhes os braços e as pernas com bombas à beira da estrada", acescentou.

A agência nuclear iraniana confirmou no domingo os ataques às instalações atómicas iranianas de Fordo, Isfahan e Natanz, mas insistiu que o programa nuclear do país trabalho não será interrompido.

"A Organização de Energia Atómica do Irão garante à grande nação iraniana que, apesar das conspirações malignas dos seus inimigos, com os esforços de milhares dos seus cientistas e especialistas revolucionários e motivados, não permitirá que o desenvolvimento desta indústria nacional, que é o resultado do sangue dos mártires nucleares, seja interrompido", declarou a Organização de Energia Atómica do Irão, citada pela agência oficial iraniana, IRNA.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, elogiou a decisão de Donald Trump de atacar o Irão numa mensagem de vídeo dirigida ao Presidente norte-americano.

"A sua decisão corajosa de atacar as instalações nucleares do Irão, com o poder impressionante e justo dos Estados Unidos, vai mudar a história", afirmou Netanyahu, acrescentando que os Estados Unidos "fizeram o que nenhum outro país na Terra poderia fazer".


Leia Também: Teerão diz não haver "qualquer sinal de contaminação" nuclear após ataque

As autoridades iranianas responsáveis pela segurança nuclear afirmaram hoje que não detetaram "qualquer sinal de contaminação" em três instalações nucleares visadas por ataques aéreos norte-americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário