Por LUSA
O Presidente norte-americano, Donald Trump, reivindicou hoje ter evitado um "conflito nuclear" entre a Índia e o Paquistão, dois dias após um cessar-fogo que pôs fim ao mais grave confronto militar entre os países vizinhos em duas décadas.
"Evitámos um conflito nuclear. Penso que poderia ter sido uma guerra nuclear grave, milhões de pessoas poderiam ter sido mortas, por isso estou muito orgulhoso", afirmou o Presidente dos Estados Unidos a partir da Casa Branca.
No sábado, a Índia e o Paquistão anunciaram um acordo de cessar-fogo após negociações lideradas pelos EUA para pôr fim ao conflito entre os rivais com armas nucleares.
O acordo acontece após semanas de confrontos desencadeados por um atentado a tiro contra turistas no mês passado na zona de Caxemira indiana, pelo qual a Índia culpa o Paquistão.
Este foi o confronto mais grave das últimas duas décadas e fez dezenas de civis mortos de ambos os lados.
Trump tinha afirmado, horas antes, que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo, referindo estar satisfeito com o resultado das negociações.
"Parabéns a ambos os países por usarem o bom senso e a inteligência. Obrigado pela atenção dada a este assunto!", escreveu Trump nas redes sociais.
O cessar-fogo foi celebrado pela comunidade internacional, que considerou tratar-se de uma decisão responsável e pediu que a trégua se transforme em paz duradoura.

Sem comentários:
Enviar um comentário