quarta-feira, 26 de março de 2025

Lituânia desmente secretário-geral da NATO e diz que não há provas de que quatro soldados americanos morreram

Soldados americanos na Lituânia (AP Photo/Mindaugas Kulbis)  CNN Portugal 

Mark Rutte avançou que os soldados tinham morrido após um incidente num campo de treino em Pabrade, a 10 quilómetros da fronteira com a Bielorrússia

As autoridades lituanas desmentiram esta quarta-feira o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, e disseram que não há provas de que os quatro soldados americanos desaparecidos terça-feira a 10 quilómetros da fronteira com a Bielorrússia tenham morrido.

“Até ao momento, não existem provas ou informações que confirmem a morte dos militares”, escreveram as Forças Armadas da Lituânia no X, salientando que ainda está em curso uma operação de busca e salvamento.

Na tarde desta quarta-feira, Mark Rutte afirmou, durante uma conferência de imprensa em Varsóvia, que os quatro soldados tinham morrido.

"Enquanto eu estava a falar, saiu a notícia sobre quatro soldados americanos que foram mortos num incidente na Lituânia", disse Rutte aos jornalistas em Varsóvia.

Em comunicado, o Comando do Exército Americano para a Europa e África afirmou que os quatro soldados, da 3.ª Divisão de Infantaria da 1.ª Brigada, “estavam a realizar um treino tático programado na altura do incidente”.

Na nota, é citado o tenente-general Charles Constanza, do V Corps, que agradeceu às Forças Armadas da Lituânia e aos serviços de emergência pela resposta pronta ao incidente.

“É este tipo de trabalho de equipa e de apoio que exemplifica a importância da nossa parceria e da nossa humanidade, independentemente das bandeiras que usamos nos nossos ombros.”

Segundo o canal publicano lituano LRT, os exercícios estavam a decorrer no campo de treino General Silvestras Zukauskas, na localidade de Pabrade, a cerca de uma dezena de quilómetros da fronteira com a Bielorrússia.

A Lituânia é membro da NATO desde 2004. Atualmente, os EUA têm um batalhão destacado no país.

Veículo onde os soldados seguiam foi encontrado "submerso"

Ao início da noite de quarta-feira, o Comando do Exército Americano para a Europa e África afirmou que o veículo onde os soldados seguiam foi encontrado "submerso numa massa de água", reforçando que as operações de busca ainda decorrem.

"Estão a ser desenvolvidos esforços de recuperação pelo Exército dos EUA e pelas Forças Armadas e agências civis da Lituânia", pode ler-se no comunicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.