Sobre a pele Conhecimentos básicos sobre a pele
Entendendo a pele – Estrutura e funções da pele
- Estrutura da pele
- Funções da pele
- O que ocorre quando a pele está danificada?
A pele é vital à nossa saúde e bem-estar. Além de atuar como a primeira linha de defesa do organismo contra bactérias e vírus, a pele saudável mantem o equilíbrio dos líquidos e ajuda a manter a temperatura corporal. Ela é altamente sensível, reagindo ao toque mais macio, assim como a dor. É o maior órgão visível, cobrindo quase 2m² e compondo quase um sexto do peso corporal. O estado da pele também pode ter um impacto significativo em nossa auto-estima.
Estrutura da pele
A pele é um órgão dinâmico, constantemente variável. Consiste de três camadas principais : a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos pilosos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.
A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea).
Epiderme
A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos. Estas células, produzidas na camada basal mais interna, migram em direção a superfície da pele, amadurecendo e experimentando uma série de mudanças. Este processo, conhecido como queratinização (ou cornificação), faz com que cada uma das sub-camadas seja distinta.
- Camada basal: A camada mais interna, onde os queratinócitos são formados.
- Camada espinhosa: Os queratinócitos produzem queratina (fibras de proteína) e se tornam fusiformes.
- Camada granular: A queratinização começa - as células produzem grânulos duros e à medida que eles empurram para cima, estes grânulos se transformam em queratina e lipídios epidérmicos.
- Camada lúcida: As células são bem comprimidas, aplainadas e não se distinguem umas das outras.
- Camada córnea: A camada mais externa da epiderme, com uma média de 20 sub-camadas de células mortas aplainadas dependendo de onde seja a pele do corpo. Estas células mortas se desprendem regularmente num processo conhecido por descamação. A camada córnea também abriga os poros das glândulas sudoríparas e as aberturas das glândulas sebáceas.
A camada mais externa de pele é conhecida como camada córnea e é onde as células mortas são regularmente depositadas.
As células na camada córnea se ligam entre si através dos lipídios epidérmicos. Estes lipídios são essenciais para a saúde da pele. Eles criam sua barreira protetora e fixam a umidade. Quando faltam, a pele pode se tornar a pele pode se tornar seca, áspera e esticada, áspera e esticada.
A epiderme é coberta por uma emulsão de água e lipídios (gorduras) conhecida como camada hidrolipídica. Esta camada, mantida pelas secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas, ajuda a manter a nossa pele flexível e age como uma barreira contra bactérias e fungos.
A parte líquida desta camada é conhecida como o manto ácido protetor e contém:
- Ácido láctico e vários aminoácidos de suor.
- Ácidos gordurosos livres de sebo.
- Aminoácidos, ácido pirrolidin-carboxílico e outros fatores hidratantes naturais (FHN), que são principalmente produtos secundários do processo de queratinização.
No interior da camada córnea, as células estão ligadas pelos lipídios, que são essenciais para manter a saúde da pele.
Este manto ácido protetor proporciona à pele saudável seu pH ligeiramente ácido, entre 5,4 e 5,9. O ambiente ideal para:
- Presença de micro-organismos com afinidade com a pele (conhecidos como a flora cutânea) e que os microorganismos nocivos sejam destruídos.
- Formação de lipídios epidérmicos.
- Produção de enzimas que conduzem o processo de descamação.
- Capacidade da camada córnea de auto-reparação quando danificada.
Na maioria das partes do corpo, a epiderme tem uma espessura de aproximadamente 0,1 mm no total, embora seja consideravelmente mais fina na pele ao redor dos olhos (0.05mm), e consideravelmente mais grossa (entre 1 e 5mm) nas plantas dos pés. Para saber mais leia entendendo a pele nas diferentes partes do corpo e como a pele masculina difere da pele feminina.
Derme
A derme consiste numa camada superior grossa na subcutânea e uma camada inferior na forma de uma onda na epiderme.
A derme é a camada média da pele, grossa, elástica, mais firme, composta por duas sub-camadas:
- A camada inferior: uma área grossa e profunda, que forma uma fronteira líquida com a subcutânea.
- A camada superior: forma uma fronteira definida, em forma de onda, com a epiderme.
Os principais componentes estruturais da derme são: colágeno e elastina, tecidos conjuntivos, que dão força e flexibilidade e são os componentes vitais para a saúde e a juventude da pele. Estas fibras estão impregnadas de uma substância tipo gel (contendo ácido hialurônico), que tem alta capacidade de fixar a água e contribuir para manter o volume da pele.
O estilo de vida e fatores externos tais como o sol e mudanças de temperatura têm um impacto nos níveis de colágeno e elastina e na estrutura da substância adjacente. À medida que envelhecemos, nossa produção natural de colágeno e elastina declina e diminui a capacidade da pele para fixar água. A pele parece menos tonificada e aparecem as rugas. Leia mais em fatores que influenciam a pele, como o sol afeta a pele e envelhecimento da pele.
A derme desempenha um papel chave protegendo o corpo das influências irritantes externas, assim como nutre as camadas mais externas da pele por dentro:
- Sua textura grossa e firme ajuda a amortecer os golpes externos e, quando ocorre algum dano, ela é formada por estruturas do tecido conjuntivo que auxiliam na regeneração das lesões.
- Ela é rica em vasos sangüíneos que nutrem a epiderme enquanto retiram resíduos.
- As glândulas sebáceas (que distribuem sebo ou óleo à superfície da pele) e as glândulas sudoríparas (que distribuem água e ácido láctico à superfície da pele) estão localizadas na derme. Estas substâncias se combinam para formar o manto hidrolipídico.
A derme também contém:
- Vasos linfáticos
- Receptores sensoriais.
- Raízes pilosas: o extremo bulboso do fio de cabelo, onde o cabelo se desenvolve.
A derme protege o corpo com seu amortecimento, com sua capacidade de nutrir e de remover resíduos, assim como sua capacidade de sudoração.
Camada subcutânea (ou hipoderme)
A subcutânea acolchoa e isola o corpo e abriga células adiposas, fibras de colágeno e vasos sanguíneos.
A camada mais interna da nossa pele armazena energia enquanto protege e isola termicamente o nosso corpo. Ela é composta principalmente de:
- Células adiposas (adipócitos): agregadas entre si em grupos formando uma almofada.
- Fibras especiais de colágeno (chamadas de septos tissulares): tecidos conjuntivos soltos e esponjosos que mantem as células adiposas juntas.
- Vasos sanguíneos.
O número de células presentes na camada subcutânea, difere nas diferentes partes do corpo. Além do mais, a distribuição de células adiposas também difere entre a distribuição de células adiposas também difere entre homens e mulheres, assim como a estrutura de outras partes da pele.
A pele muda durante a vida de uma pessoa. Para saber mais leia a pele em idades diferentes.
Funções da pele
A pele é essencial à nossa saúde e bem-estar geral. A pele saudável atua como uma barreira entre o mundo exterior e o interior do corpo e é nossa melhor e primeira defesa contra:
O frio, o calor, a perda de água e a radiação: Como se encontra na área mais externa da pele, a camada córnea desempenha um papel fundamental na proteção do corpo em relação ao ambiente e também limita a quantidade de água perdida pela epiderme.
Ela contém fatores de hidratação natural (incluindo o ácido lático e a ureia) e lipídios que contribuem para manter a elasticidade, a firmeza e a flexibilidade da pele. Se estes fatores são reduzidos, a pele perde a umidade. Quando a umidade da camada córnea é reduzida abaixo de 8 a 10%, ela se torna áspera e seca e propensa a rachaduras.
Quando a pele é exposta regularmente aos raios UV, a produção de melanina na camada basal aumenta com o objetivo de proteger esta pele dos raios UV. Esta produção excessiva de melanina pode causar as manchas de pele ( hiperpigmentação). Leia mais em como sol afeta a pele.
As células adiposas da camada subcutânea também isolam o corpo contra o frio e calor.
Barreira mais externa |
Proteção UV |
Pressão, golpes e abrasão: Novamente, a epiderme forma uma camada de defesa. As células adiposas da camada subcutânea proporcionam uma almofada que age como um amortecedor, protegendo o tecido muscular e a fáscia (tecido fibroso em volta dos músculos) subjacente.
Quando pele é exposta a certos estímulos externos, a camada córnea engrossa, formando, por exemplo, calos nas mãos ou nos pés.
Barreira protetora |
Sensação |
Substâncias Químicas: A capacidade de proteção da barreira hidrolipídica e do manto ácido protetor ajudam a proteger o corpo contra substâncias químicas alcalinas, que se apresentam como prejudiciais à saúde da pele. Leia mais em fatores que influenciam a pele.
Bactérias e vírus: A camada córnea da epiderme e seu manto ácido protetor formam uma barreira contra bactérias e fungos. Se algo passa desta primeira linha de defesa, o sistema imune da pele reagirá contra os agentes agressores.
temperatura |
Como operadora fundamental de diversas funções, a pele desempenha muitos outros papéis essenciais à saúde e bem-estar:
Regulagem da temperatura: A pele transpira para refrescar o corpo e contrai o sistema vascular na derme para conservar o calor.
Controle da sensação: As terminações nervosas da pele a fazem sensível à pressão, vibração, toque, dor e temperatura.
Regeneração: A pele pode reparar feridas.
Fonte de alimentação: As células adiposas na camada subcutânea servem como importantes unidades de armazenamento de nutrientes. Quando o corpo necessita destas reservas, estas são repassadas para os vasos sanguíneos adjacentes e carregadas para os locais aos quais apresentam-se como necessárias.
A pele também desempenha um importante papel psicológico. Como o indicador mais visível de saúde, a condição da pele reflete como nos sentimos a nosso respeito e como os outros nos vêem. Quando a pele está saudável e sem problemas, ela consegue fazer seu trabalho melhor e nos sentimos mais confiantes.
O que ocorre quando a pele está danificada?
A pele saudável e sem problemas possui uma cor uniforme, a textura é lisa, bem hidratada e adequadamente sensível ao toque, pressão e temperatura. Quando a barreira natural da pele é alterada, sua função protetora e aparência saudável ficam comprometidas:
- Ela perde umidade, elasticidade e pode ficar seca, áspera, com rachaduras e/ ou flácida.
- Ela torna-se cada vez mais sensível a influências externas (tais como sol e mudanças térmicas) e fica particularmente propensa à infecção.
A pele infeccionada pode se inflamar, pois as as células do sistema imunológico se movem tentando reparar a barreira danificada e curar a infecção. No caso de condições como Dermatite atópica e coceira no couro cabeludo, é frequentemente necessário tratamento especializado para romper o ciclo vicioso da coceira contínua e possível infecção, bem como ajudar a regenerar a barreira natural da pele.
A pele tem vários mecanismos de regeneração e reparação. A camada basal assegura uma renovação constante da epiderme, através da divisão celular contínua:
- Se uma lesão é confinada na camada cutânea superior, dominante de pele, o dano (conhecido como erosão) pode curar sem retração cicatricial.
- Se o dano alcança a derme e se a membrana basal está afetada (por exemplo uma úlcera), daí normalmente ocorre retração cicatricial.
A cura de uma ferida passa por várias etapas consecutivas:
- O sangue coagulado forma uma membrana com uma superfície dura que gruda na ferida (crosta ou escara).
- Células mortas e danificadas e seus tecidos conjuntivos se desintegram e são dissolvidas pelas enzimas.
- As células que protegem o corpo digerindo bactérias nocivas e células mortas tornam-se ativas. Os fluidos linfáticos fluem para a ferida.
- Novas células – inclusive brotos capilares, tecidos conjuntivos e fibras de colágeno – formam um processo conhecido como epitelização.
Esta última etapa pode ser estimulada e pode ser sustentada pela aplicação de produtos tópicos que ajudam na cura (por exemplo dexpantenol).
Leia mais sobre os fatores que influem na saúde de pele e sobre como manter uma pele saudável em fatores que influem na pele, cuidados com a pele corporal e a rotina diária de cuidados faciais.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.