domingo, 12 de janeiro de 2025

O cérebro humano pode armazenar cerca de 2,5 petabytes de dados, ou seja, 2,5 milhões de gigabytes de capacidade de armazenamento

Leandro Prearo

O cérebro humano pode armazenar cerca de 2,5 petabytes de dados, ou seja, 2,5 milhões de gigabytes de capacidade de armazenamento.

 Quando você converte isso em programas de TV, 2,5 milhões de gigabytes de dados equivalem a 300 anos de programas de TV. Essa capacidade de armazenamento vem das sinapses que estão acontecendo entre os neurônios no cérebro. As sinapses são responsáveis pela transmissão de mensagens entre os neurônios. 

Em média, o cérebro consiste em 86 bilhões de neurônios que compõem mais de 100 trilhões de conexões. Em outras palavras, cada neurônio é capaz de formar cerca de 1.000 conexões, o que se traduz em 1.000 sinapses potenciais. Existem cerca de 125 trilhões de sinapses no cérebro. Cada sinapse pode armazenar até 4,7 bits de informação. 

Os cientistas esperam usar esse conhecimento para construir computadores com eficiência energética que dependem de aprendizado profundo e redes neurais artificiais para processar e armazenar dados. O armazenamento de informações não se limita ao cérebro. 

Na verdade, seu DNA também pode armazenar dados. O DNA pode armazenar todos os dados do mundo em uma única sala, tornando-se uma maneira poderosa de armazenar informações no futuro. Um único grama de DNA pode armazenar até 215 petabytes, o que equivale a 215 milhões de gigabytes de dados. 

Os cientistas agora são capazes de converter conteúdo digital em informações que podem ser armazenadas no DNA. Em um estudo recente, os pesquisadores codificaram um livro de 52.000 palavras em milhares de trechos de DNA. 

Eles primeiro converteram o livro em código binário com 0s e 1s e, em seguida, armazenaram essas informações usando o alfabeto de quatro letras do DNA de A, G, T e C

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.