Ilza Amado Vaz Por voaportugues.com
Adelino Pereira é o novo nome indicado pelo pela Ação Democrática Independente, ADI, para ser nomeado Primeiro-ministro.
A primeira-ministra, indigitada de São Tomé e Príncipe, Ilza Amado Vaz, renunciou ao cargo, três dias depois da nomeação pelo Presidente da República, Carlos Vila Nova que já a exonerou e convocou todos os partidos com assento parlamentar.
Entretanto, Adelino Pereira é o novo nome indicado pelo pela Ação Democrática Independente, ADI, para ser nomeado Primeiro-ministro e chefe do Governo.
Depois de ter sido indicada pela ADI, partido vencedor das anteriores eleições e nomeada pelo Presidente da República, Ilza Amado Vaz enviou ao chefe de estado, no sábado, 11, a lista de nomes que deveriam compor o XIX governo constitucional.
No novo decreto presidencial que exonera a Primeira-ministra indigitada lê-se “A referida senhora remeteu ao Presidente da República uma carta renunciando ao cargo e reconhecendo que, a divulgação da lista de nomes propostos antes de ser do conhecimento do Presidente da República minou a confiança necessária para a coabitação entre os dois órgãos”.
De acordo ainda com o mesmo decreto a primeira-ministra nomeada alega que “perante o contexto, a sua permanência no cargo não contribuiria para o sucesso das políticas e o desenvolvimento harmonioso e pacifico de São Tomé e Príncipe, que não podem ser alcançados sem estabilidade, boa colaboração institucional, e sustentabilidade parlamentar”.
No sábado, 11, a comissão política da ADI, tinha denunciado em comunicado uma alagada interferência do Presidente da República na formação do governo.
Com a saída de Ilza Amado Vaz, a ADI, o vencedor das últimas legislativas com maioria absoluta indicou nome de Adelino Pereira, antigo Procurador-geral da República para ser nomeado pelo Presidente da República para o cargo de primeiro-ministro e chefe do governo.
Entretanto, a Voz de América apurou que o chefe de estado, Carlos Vila Nova, convocou em separado, ainda para este domingo, 12, os dirigentes de todos os partidos com assento parlamentar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.