Por: Tiago Seide O DEMOCRATA 18/02/2024
O Partido da Renovação Social (PRS) poderá realizar o seu congresso extraordinário entre Abril e Maio de 2024, na sequência da morte do presidente dos renovadores, Alberto N’bunhe Nambeia.
“A convocação urgente do Conselho Nacional (CN) do partido, conforme os estatutos do PRS, para um debate alargado sobre a vida do partido, capaz de reconciliar e acalmar os ânimos e a tomada da decisão da realização do congresso extraordinário do partido, entre Abril e Maio de 2024”, constam da resolução final da Comissão Negocial promovida pela Juventude da Renovação Social entre a Direção Superior e o grupo de Altos Dirigentes do PRS, estes inconformados, com a data de 17 de fevereiro.
Admitiram que, no decurso dos trabalhos do congresso extraordinário depois de resolvida a questão essencial, os delegados possam deliberar a favor da transformação do congresso extraordinário em ordinário, atendendo às várias vicissitudes na arena política nacional.
No documento, as partes concordam na criação de um espaço de acompanhamento, concertação e coordenação que promova o diálogo e a reconciliação do partido, a ser formado pelos anciãos e personalidades consensuais do partido.
Durante a vigência dessa resolução final, as partes comprometem-se em respeitar os princípios de não agressão verbal e de todas as formas de ataques e violência contra a honra, bom nome e a imagem do militante, responsável e dirigente, de não manifestação pública dos problemas por via das rádios, redes sociais e comícios populares, e do diálogo para a resolução de todas contendas, através do espaço de acompanhamento, concertação e coordenação.
Entretanto, o secretariado nacional de Comunicação, Informação, Imagem, Marketing e Relações Públicas do PRS nega que tenha havido um entendimento entre a Direção do partido e o grupo de dirigentes que contesta a liderança do Presidente Interino, Fernando Dias da Costa, tendo prometido controlar tudo quanto passa nas redes sociais sobre o PRS, “em observância aos procedimentos exigidos do partido”.
“Informe-se que todos os documentos publicados de maneira similar a este, ou seja, sem o conhecimento da Direção do partido, são por todos os termos, da inteira responsabilidade de quem os fizer” avisou.
Ainda da direção do partido, o presidente Interino, Fernando Dias da Costa, exonerou do cargo do Presidente da Juventude da Renovação Social, Uffé Vieira Gomes da Silva, justificando que há necessidade de redimensionar as estruturas do partido, tornando-as mais eficazes e adequadas aos objetivos e estratégias políticas pretendidos para um futuro promissor e considerando a conjuntura política atual.
O líder dos Renovadores nomeou Franco Ialá para substituir o antigo líder da Juventude da Renovação Social, que foi nomeado para substituir Vladimir Djomel, no dia 27 de setembro de 2023.
Sem comentários:
Enviar um comentário