sábado, 7 de dezembro de 2024

França. Zelensky, Trump e Macron já estão reunidos no Palácio do Eliseu... Presidente ucraniano chegou pouco depois de Donald Trump.

© SARAH MEYSSONNIER/POOL/AFP via Getty Images     Notícias ao Minuto   07/12/2024 

A reunião sobre a qual muito se especulava aconteceu mesmo: Emmanuel Macron, Donald Trump e Volodymyr Zelensky encontraram-se os três, este sábado, no Palácio do Eliseu, à margem da cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame.

O primeiro a chegar ao Eliseu foi o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que foi logo recebido pelo chefe de Estado francês. Trump chegou com 40 minutos de atraso para aquele que é o primeiro encontro entre ambos após cinco anos.

"É uma honra para o povo francês receber-vos 5 anos depois. [...] Esteve aqui há 5 anos e recordo a sua solidariedade e a sua ação imediata. Bem-vindo de novo", disse Macron a Trump. 

"É uma honra estar aqui, divertimo-nos muito e temos tido muito sucesso a trabalhar juntos [...] o mundo parece estar a ficar um pouco louco neste momento, vamos falar sobre isso", respondeu o presidente eleito dos Estados Unidos. 

Pouco depois, o Palácio do Eliseu confirmava que a Macron e Trump se ia juntar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para um encontro trilateral. Zelensky chegou logo de seguida para se juntar aos outros chefes de Estado, naquele que também é o seu primeiro encontro com Trump desde a eleição do presidente norte-americano. 

Já muito se especulava sobre este encontro, uma vez que já era sabido que Macron ia receber Trump, mas também Zelensky, antes da cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame, restaurada após o grande incêndio de 2019. 

De realçar que esta é a primeira viagem internacional de Trump desde a sua vitória eleitoral.

Macron discursará hoje na praça em frente à catedral, antes da abertura das portas para uma cerimónia litúrgica. 

Para a cerimónia de abertura da catedral foram convidadas inúmeras celebridades e chefes de Estado. Seguir-se-ão dias de missas especiais para celebrar a reabertura e agradecer a todos os que ajudaram a reconstruir a catedral.

Ainda sobraram fundos dos mais de 840 milhões de euros angariados, que poderão ser canalizados para mais investimentos no edifício. A Igreja Católica espera que a catedral receba cerca de 15 milhões de visitantes por ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.