Por O DEMOCRATA
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, lançou esta sexta-feira, 29 de novembro de 2024, a primeira pedra das obras para a construção de 23 quilómetros da estrada em alcatrão do troço que liga Quinhamel a Piquil, região de Biombo.
No seu discurso do início das obras , o Presidente da República prometeu aumentar esquadras, escolas e hospitais na região de Biombo.
O chefe de Estado anunciou que depois da estrada que liga Quinhamel a Piquil vai seguir para o setor de Canchungo, região de Cacheu, norte da Guiné-Bissau, e prosseguirá com a mesma dinâmica para o setor de Farim e depois para as Ilhas dos Bijagós.
Sissoco Embaló prometeu aos populares de Biombo voltar com o José Mário Vaz, Nuno Gomes Na Biam, Carlos Gomes Júnior, Braima Camará, Botche Candé, entre outras figuras, na próxima campanha eleitoral, por ser ele a única a solução da Guiné-Bissau.
MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS DIZ QUE A DINÂMICA DO GOVERNO É CRIAR POSTOS DE EMPREGO PARA JOVENS NO PAÍS
Por sua vez, o ministro das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo, José Carlos Esteves, frisou que as obras de construção do troço que liga Quinhamel a Biombo terão 23 quilómetros de uma estrada alcatroada com todas as redes complementares de uma infraestrutura rodoviária.
“A estrada será alcatroada de arobek, com rede réplica , passeio público, sinalizações e iluminação pública”, disse, enfatizando que obras e as vias urbanas que estão a ser construídas e reabilitadas não só em Bissau, quanto no interior do país vão permitir que o governo desenvolva um porto comercial e uma zona industrial virada para exportação para permitir que haja emprego para jovens das zonas rurais, incluindo a região de Biombo.
“ Essa dinâmica pode levar-nos futuramente à construção de um porto comercial para o desenvolvimento das atividades comerciais, permitir que a zona de Biombo passa a ser um centro ou polo complementar das atividades portuárias e, consequentemente, funcionar como um polo para as atividades económicas da Guiné-Bissau”, reforçou o governante.
José Carlos Esteves anunciou que, no quadro do projeto de construção do troço Quinhamel/ Pequil, que será executado pelo Consórcio Armando Cunha e General World, está também um plano de reabilitação da estrada que liga o aeroporto à Quinhamel.
RÉGULO DE BIOMBO PEDE INSTALAÇÃO DE MAIS POSTOS POLICIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE
O régulo de Biombo, Domingos Fernades, aproveitou a ocasião para manifestar as preocupações da população da região no concernente à falta de infraestruturas como: universidade para os jovens, centros de saúde, esquadras policiais para garantir a segurança dos populares de Biombo e a problemática do roubo de gado e outros bens materiais.
Domingos Fernandes pediu ao presidente da Republica, que intervenha para que o executivo possa aumentar postos para policiais em Biombo, Ondame e criar-lhes as condições para que possam fazer patrulhas nas tabancas para garantir a segurança à população.
“Precisamos de uma universidade, de centros de saúde e mais postos policiais”, disse.
De sublinhar que a obra de construção de 23 quilómetros da estrada em alcatrão, em Biombo, será executada pelo Consórcio Armando Cunha e General World, num período de 24 meses.
Por: Carolina Djeme
Fotos: CD
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.