domingo, 21 de julho de 2024

"É do interesse do meu partido e do país que desista". Joe Biden desiste da corrida presidencial

Por  Cnnportugal.iol.pt     EM ATUALIZAÇÃO...
O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, desistiu da recandidatura ao cargo, enquanto candidato dos Democratas.

"E embora tenha sido minha intenção procurar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que desista e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato", pode ler-se num anúncio feito este domingo numa publicação na rede social X.

É a decisão tomada na sequências das crescentes pressões de que Joe Biden vinha sendo alvo para desistir, uma vez que as preocupações com o seu estado de saúde e desempenho, devido à avançada idade, ganharam destaque após o debate televisivo com Donald Trump.

Leia aqui o comunicado de Joe Biden na íntegra👇

Meus queridos americanos,


Ao longo dos últimos três anos e meio, fizemos grandes progressos enquanto Nação.

Hoje, a América tem a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos na reconstrução da nossa Nação, ao baixar o preço das prescrições dos medicamentos para idosos, e ao expandirmos os cuidados de saúde acessíveis a um número recorde de americanos. Fornecemos cuidados críticos necessários a milhões de veteranos que foram expostos a substâncias tóxicas. Fizemos passar a primeira lei sobre a segurança das armas em 30 anos. Indicámos a primeira mulher afroamericana para o Supremo Tribunal. E aprovámos a mais importante legislação sobre o clima na história mundial. A América nunca esteve mais bem posicionada para liderar como está hoje.

Sei que nada disto teria sido possível sem vós, o povo americano. Juntos, conseguimos ultrapassar uma pandemia única no último século e recuperar da pior crise económica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservámos a nossa Democracia. E revitalizámos e fortalecemos as nossas alianças à volta do mundo.

Tem sido a maior honra da minha vida servir-vos como Presidente. E embora tenha sido minha intenção procurar a reeleição, acredito que é do interesse do meu partido e do país que desista e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do meu mandato.

Irei falar ao país mais tarde, nesta semana, dando mais detalhes sobre a minha decisão.

Por agora, deixem-me expressar a minha maior gratidão a todos o que trabalharam duramente para me verem reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo este trabalho. E permitam-me expressar o meu sincero agradecimento ao povo americano pela fé e confiança que depositaram em mim.

Acredito hoje naquilo que sempre acreditei: que não há nada que a América não possa fazer – quando o fazemos juntos. Só temos de nos lembrar que somos os Estados Unidos da América.

Sem comentários:

Enviar um comentário