segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Biden convoca líderes do Congresso para discutir Ucrânia e financiamento do governo

Presidente Biden discursando em evento da Associação Nacional dos Governadores na Casa Branca, Washington, 23 Fevereiro 2024

Voaportugues.com  26/02/2024

O presidente Joe Biden vai reunir os quatro principais líderes do Congresso na Casa Branca na terça-feira para os pressionar a aprovar pacote de ajuda de emergência para a Ucrânia e Israel, e evitar um encerramento iminente do governo no próximo mês, de acordo com um funcionário da Casa Branca.

WASHINGTON — Os quatro principais líderes incluem o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, R-La., o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, D-N.Y., o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, D-N.Y., e o líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, R-Ky.

Durante a reunião, o presidente discutirá a "urgência" de aprovar o pacote de ajuda, que tem apoio bipartidário, bem como a legislação para manter o governo federal a funcionar até ao final de setembro, disse o funcionário da Casa Branca, a quem foi concedido o anonimato para discutir uma reunião ainda não confirmada publicamente.

A Câmara dos Representantes, liderada pelos republicanos, está sob pressão para aprovar o pacote de segurança nacional de 95 mil milhões de dólares que reforça a ajuda à Ucrânia, a Israel e ao Indo-Pacífico. Essa legislação foi aprovada no Senado por 70-29 votos no início deste mês, mas Johnson tem resistido a colocar o projeto de ajuda à votação na Câmara.

"Este é um daqueles casos em que uma pessoa pode alterar o curso da história. O Presidente da Câmara, Johnson, se colocasse este projeto de lei em votação, produziria uma maioria forte e bipartidária a favor da ajuda à Ucrânia", disse Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, no domingo, no programa "This Week" da ABC.

Sullivan sublinhou que os ucranianos precisam de armas e munições para se defenderem das forças russas e que, nas suas conversas pessoais com o Presidente da Câmara, este "indicou que gostaria de obter o financiamento para a Ucrânia".

Para além do pacote de segurança nacional, a primeira tranche de financiamento do governo expira na sexta-feira. O resto do governo federal, incluindo agências como o Pentágono, o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Estado, expira a 8 de março.

Numa carta enviada aos seus colegas no domingo, Schumer disse que ainda não havia um acordo para evitar um encerramento parcial das agências cujo financiamento expira esta semana. Entre elas estão os departamentos de Transportes, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Agricultura e Assuntos dos Veteranos.

"Embora esperássemos ter a legislação pronta este fim de semana, o que daria tempo suficiente aos membros para reverem o texto, é agora claro que os republicanos da Câmara precisam de mais tempo para se organizarem", escreveu Schumer na carta. O líder da maioria no Senado apelou a Johnson para que "dê um passo em frente para, mais uma vez, contrariar os extremistas do seu grupo e fazer o que está correto", dando luz verde ao financiamento para manter o governo aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário