sexta-feira, 8 de setembro de 2023

ONU preocupada com deterioração da situação após recentes ataques no Mali

© iStock

POR LUSA   08/09/23 

A ONU manifestou hoje a sua preocupação com a deterioração da situação no norte do Mali, onde um ataque sem precedentes atribuído a extremistas contra um barco, no rio Níger, matou dezenas de civis na quinta-feira.

Os terroristas voltaram hoje a cometer um atentado suicida contra um acampamento do exército em Gao, um dia depois de um duplo ataque contra o barco de passageiros que navegava no grande rio africano e contra uma posição militar.

Pelo menos 64 pessoas - 49 civis e 15 militares - foram mortas no duplo atentado de quinta-feira no setor de Bamba, entre Timbuktu e Gao, mas os representantes locais afirmaram à Agência France Presse (AFP) que o número de mortos é, de facto, muito superior.

Não foi divulgada qualquer informação oficial sobre as vítimas do ataque de hoje, que, segundo testemunhas, foi perpetrado com carros armadilhados.

As operações de quinta-feira e de hoje contra instalações militares foram reivindicadas pelo Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (GSIM), uma aliança afiliada à Al-Qaida.

Esta violência ilustra a pressão crescente exercida pelos grupos armados sobre o Estado no norte do país nas últimas semanas.

"Estamos certamente muito preocupados", afirmou Faran Haq, porta-voz adjunto do secretário-geral da ONU, em Nova Iorque.

"Este é mais um sinal de que todas as forças no terreno têm de fazer muito mais para proteger as pessoas, uma vez que a nossa missão termina em breve a sua retirada, de acordo com o seu mandato", acrescentou.

Está a ocorrer uma reconfiguração da segurança no norte do Mali, após a saída da força francesa em 2022 e a partida em curso da missão da ONU (MINUSMA), ambas afastadas pela junta que tomou o poder pela força em 2020.

A MINUSMA condenou hoje, através das redes sociais, o "ato criminoso" cometido no ataque à embarcação.


Sem comentários:

Enviar um comentário