terça-feira, 1 de agosto de 2023

Incêndios florestais obrigam a evacuações na fronteira EUA-Canadá... Cerca de 7 mil pessoas tiveram de deixar as suas habitações.

© Reuters

Notícias ao Minuto   31/07/23 

Os incêndios florestais que assolam a região fronteiriça entre Estados Unidos e Canadá, na costa Oeste dos dois países, obrigou a realizar evacuações dos dois lados da fronteira, obrigando cerca de sete mil pessoas a deixar as suas habitações.

Segundo a BBC, os residentes de Oroville, no estado norte-americano de Washington, foram instruídos a deixar as suas casas no domingo, para fugir a um incêndio que lavra na região de Eagle Bluff.

O mesmo pediram as autoridades canadianas aos residentes de Osoyoos, no Canadá, uns poucos quilómetros a norte de Oroville.

Se Oroville é o lar de cerca de 1.700 pessoas, em Osoyoos vivem perto de 5.500.

Os incêndios florestais nesta região do mundo já mataram quatro bombeiros, recorda a BBC, contando a história do turista Walter Wells e da sua mulher, que comemoravam 25 anos de casamento.

"Há uma curva enorme e maciça de laranja", disse Wells, que, ao regressar ao hotel após uma noite de festa no sábado, foi confrontado com uma ordem de evacuação devido aos incêndios.

Mais de 700 propriedades foram afetadas por essa mesma ordem em Osoyoos. Se os incêndios persistirem, outras 2.000 propriedades podem ficar sob a mesma ordem.

Nesta segunda-feira, o BC Wildfire Service disse que um incêndio que lavra numa área de 1.450 hectares não cresceu durante a noite, mas está ainda fora de controlo. Fica a cerca de quatro quilómetros a sudoeste de Osoyoos.

Mais de 1.000 incêndios florestais ardem em todo o Canadá, e 664 estão "fora de controlo", alerta o Canadian Interagency Forest Fire Centre.

Até agora, neste verão, os incêndios florestais canadianos queimaram mais de 31 milhões de acres de terra (cerca de 12,5 milhões de hectares) - um área maior do que a ilha de Cuba.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.