Por terra.com.br
Cervejaria alemã, Klosterbrauerei Neuzelle, foi a responsável pelo feito; saiba detalhes
Já possuímos café instantâneo, suco instantâneo e agora, para a surpresa (ou espanto) dos cervejeiros, temos também a cerveja instantânea.
Uma cervejaria monástica chamada Klosterbrauerei Neuzelle, perto de Munique, na Alemanha, afirma ter criado a primeira cerveja em pó do mundo. Segundo matéria do News Atlas, tudo que você precisa fazer é colocar algumas colheres de pó em um copo, adicionar água e mexer. O mais impressionante é que até colarinho ela tem.
A cerveja em pó está em seu último estágio de desenvolvimento e, por enquanto, ainda é sem álcool. Mas, depois de dois anos de pesquisa, é esperado que esteja pronta para o mercado até o final de 2023.
Apesar de ser zero álcool, a bebida é rica em dextrina, fabricada segundo métodos convencionais e depois é processada e transformada numa cerveja em pó ou granulada, solúvel em água.
Para os curiosos, Stefan Fritsche, gerente geral da Klosterbrauerei Neuzelle, contou para o site Metro UK que a cerveja “tem gosto de uma Pilsner. E depois vai ter gosto de Schwarze Abt, de Bockbier”. E ainda afirmou: “queremos fazer praticamente tudo em forma de pó”.
Uma cerveja mais sustentável
De acordo com Stefan Fritsche a cerveja em pó tornaria água, garrafas, engradados e barris obsoletos na logística internacional de cerveja, o que faria com que o peso e o consumo de combustível reduzirem consideravelmente. Ele ainda afirma que segundo os cálculos da cervejaria, com essa nova forma de consumir cerveja seria possível economizar cerca de 3 a 5 por cento das emissões de CO2 apenas na Alemanha.
“Bilhões de litros de água são transportados para consumidores em todo o mundo, porque a cerveja é composta por até 90% de água. Do ponto de vista ambiental, já estamos economizando no transporte, mas ainda não no uso de recursos e nos custos de produção”.
“Sabemos que os apreciadores e entusiastas da cerveja, especialmente na Alemanha, ficarão desconfiados em relação ao nosso produto no início”, disse o gerente geral.
“Não se trata apenas de lançar um novo produto no mercado, mas de interromper o modelo de negócio de cerveja. Portanto, não vemos nosso principal grupo-alvo principalmente como o clássico consumidor final alemão, mas como revendedores globais, que não precisam necessariamente ter conhecimento em fabricação de cerveja, mas que podem tornar os grânulos adequados para a aplicação do consumidor final”.
O intuito da cervejaria é começar a enviar a bebida em pó para mercados distantes, como Ásia e África, onde estima-se que os custos com transporte são mais altos e o preconceito com a cerveja em pó, provavelmente, será menor que na Alemanha, que possui consumidores muito tradicionais e conservadores quando o assunto é cerveja.
Não há previsão para a chegada do produto ao Brasil. Porém, se a cerveja em pó fizer sucesso deve vir para o nosso país, já que possuimos um grande mercado consumidor para a bebida. Segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o consumo de cerveja no Brasil cresceu 8% no último ano, alcançando o volume de quase 16 bilhões de litros a mais que os 7,7% de 2021.
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