© Shutterstock
Notícias ao Minuto 30/11/22
Levar um recém-nascido para casa é um momento de felicidade. No entanto, cuidar de um bebé, que não tem horários de sono definidos, é uma tarefa difícil. Felizmente, para ajudar os pais que andam a dormir pouco, o The Independent falou com uma especialista em sono.
Leanne Palmerston, diz que existem "coisas simples" que os pais podem fazer para garantir que eles e os seus filhos conseguem dormir uma noite inteira, mesmo quando se tem um recém-nascido em casa.
A especialista sugere que tente manter horários consistentes, com horas definidas para dormir e acordar, acrescentando que é importante sair de casa, com o bebé, assim como conseguir "desestimular à noite e ir para a cama quando estiver cansado para dormir, não para relaxar". Isto até pode (e deve) ser aplicado até a recém-nascidos, diz Leanne, porque todas as crianças são "criaturas de hábitos".
Aliás, a especialista diz que o erro mais comum, entre os pais, é ficar com medo sempre que os bebés choram, ou acordam sozinhos, e fazer de tudo para os acalmar. Algo que causa habituação nos bebés, ou seja, sempre que isto acontece, sabem que vão ser alimentados ou reconfortados.
Se isto acontecer muitas vezes, o mais provável é que as crianças comecem a "acordar a cada hora ou hora e meia", alerta a especialista. No entanto, se os pais "deixarem os bebés fazerem a sua parte e lhes derem cinco minutos", no geral, a criança não começa a chorar e volta a dormir.
Ir muitas vezes ao berço, durante a noite, interrompe constantemente o sono dos pais e filhos, o que é um problema, a longo prazo. Algo que faz com que as pessoas fiquem mais vulneráveis a doenças relacionadas com a saúde mental (e não só).
Além disto, Leanne Palmerston, partilhou outras dicas que vão ajudar os bebés a dormir melhor, nomeadamente, diminuir o som de qualquer monitor eletrónico, assim os pais não incomodam as crianças, durante a noite, com nenhum som.
Sem comentários:
Enviar um comentário