© Ukrainian Presidency via Getty Images
Notícias ao Minuto 30/11/22
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que não acredita que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, vá recorrer a armas nucleares na invasão à Ucrânia.
As declarações foram feitas, através de videochamada, aquando da sua participação numa cimeira do New York Times.
A agência estatal russa TASS avançou que o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, já tinha afirmado que era "vital" evitar qualquer tipo de confronto militar entre potências nucleares.
"É preciso evitar qualquer confronto militar entre potências nucleares, mesmo com o uso de armas convencionais. A escalada pode tornar-se incontrolável", disse Lavrov, citado pela TASS.
Lavrov alertou para a pressão que está a ser feita pelo Ocidente à Ucrânia, dando-lhe armas e outras ajudas para continuar a lutar contra a Rússia.
Recorde-se que Putin emitiu várias ameaças de uso de armas nucleares se fosse posta em causa a sua integridade territorial, conforme o protocolo em vigor no país sobre o recurso a este tipo de armamento.
Essa possibilidade foi reafirmada por Putin quando declarou a anexação das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia, em 30 de setembro.
No entanto, funcionários do governo russo negaram repetidamente esses alegados planos de Moscovo na Ucrânia.
Sem comentários:
Enviar um comentário