quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Agricultura: FALTA DE MECANIZAÇÃO PROVOCA FOME À POPULAÇÃO

Por radiosolmansi.net

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural considerou esta quarta-feira, que a falta de mecanização da lavoura no país tem vindo a provocar a fome na população.

A Guiné-Bissau possui mais de 1,3 milhões de hectares de terra arável, mas utiliza de forma regular menos de 30% desse potencial com um défice muito grande entre a oferta e a procura em termos de produção alimentar.

Neste quadro, o Secretário-geral do ministério Malam Cassama disse que o ministério da agricultura está engajado em mudar o paradigma dos agricultores e na criação de condições de trabalho para fazer mais ornamento nas bolanhas do país.

“Temos três modelos de agricultura que se praticam entre os quais agricultura de arroz para a zona de mangrof, da água salgada, bas fond e planalto, mas com tudo isso, a falta de mecanização faz com que os agricultores continuam a utilizar agricultura tradicional o que dificulta a ter uma agricultura sustentável para eliminar a fome”, diz acrescentando que, nesta senda o ministério da agricultura está a trabalhar para mudar o paradigma dos agricultores sobretudo na criação de condições de trabalho com máquinas.

As declarações do Cassama são no âmbito do seminário de criação do quadro nacional de concertação de atores em agro-ecologia, organizado pelo programa de Agro-ecologia da CEDEAO.

Instado a pronunciar sobre as sementes oferecidos aos agricultores de Tite e que não geminaram, provocando inquietação dos agricultores desta zona, Malam Cassama garantiu que a situação já está solucionada com o envio de nova semente.

“Ontem mesmo (terça-feira), enviamos dez (10) toneladas da semente de arroz para Djabada Porto, (secção de Tite) no sentido de corrigir a situação de dificuldade que os agricultores enfrentam nesta zona. Estas sementes que enviamos agora, são testadas no laboratório”, confiou o Secretário-geral do ministério da Agricultura.

A Guiné-Bissau é considerada um país com mais terras aráveis, mas continua a deparar com a problemática de fome junto à população, razão pela qual muitos agrónomos criticam a falta de elaboração de uma política para sector para corresponder com a modernização.

Sem comentários:

Enviar um comentário