quarta-feira, 23 de março de 2022

Chumbada resolução humanitária da Rússia no Conselho de Segurança da ONU

© Lusa

noticiasaominuto.com  23/03/22

Uma resolução "humanitária" sobre a Ucrânia apresentada pela Rússia no Conselho de Segurança da Organização da Nações Unidas (ONU) foi hoje chumbada, sem surpresas, com dois votos a favor e 13 abstenções.

A favor da resolução votaram a Rússia (autora do projeto) e a China, sendo que os restantes diplomatas se abstiveram, não tendo sido registado nenhum voto contra.

A resolução "humanitária" sobre a Ucrânia elaborada pela Rússia foi vista por vários diplomatas como uma "hipocrisia", tendo em conta que foi a própria Rússia a causar "esta guerra ilegal", estando condenada ao "fracasso" devido à falta de apoio.

Leia Também: 

A Ucrânia decidiu equipar-se com "um sistema de telefonemas automáticos para a Rússia", usando o reconhecimento facial para revelar aos russos a dimensão das suas perdas militares, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov.

"Hoje, estamos a usar a inteligência artificial para pesquisar perfis de soldados russos nas redes sociais com base [em imagens] dos seus corpos, no sentido de relatar a sua morte a amigos e familiares", explicou no Facebook o governante.

De acordo com Mykhailo Fedorov, a Ucrânia está a "montar um sistema de telefonemas automáticos para a Rússia para dizer a verdade sobre os assassinos russos"...Ler Mais

A Alemanha vai entregar 2.000 armas antitanque adicionais à Ucrânia para apoiá-la contra a invasão russa, disse hoje uma fonte parlamentar, depois de Berlim ter já enviado cerca 500 mísseis terra-ar Strela dos 2.700 prometidos.

Afonte, que quis manter o anonimato, confirmou a informação que circula na imprensa alemã à agência de notícias AFP.

As forças ucranianas já receberam 1.000 armas antitanque e 500 lançadores de mísseis terra-ar do tipo Stinger retirados das reservas do Exército alemão...Ler Mais

Também em Chernihiv, os ucranianos estão a recuperar território, tendo as tropas russas recuado em direção à Bielorrússia.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse hoje, em conferência de imprensa, que as tropas russas estariam a recuar a norte da capital ucraniana e, consequentemente, a assumir uma posição mais defensiva.

Segundo um correspondente do Pentágono, que esteve presente na conferência, as tropas russas recuaram nos últimos dias cerca de 56 km.

Segundo um outro correspondente da Voice of America, o Pentágono anunciou que a Rússia terá disparado 1200 mísseis...Ler Mais


Sem comentários:

Enviar um comentário