© Reuters
Notícias ao Minuto 25/02/22
Um jornal local dá ainda conta de que o Governo ucraniano fala da existência de militares infiltrados, já a caminho da capital.
O exército ucraniano avançou, esta sexta-feira, estar a combater forças russas nas proximidades da capital do país, Kiev, de acordo com a agência noticiosa AFP. Isto numa altura em que os russos tentam garantir o domínio da cidade, o que indica que a guerra na cidade pode acontecer dentro das próximas horas.
A este propósito, um assessor do ministro do Interior da Ucrânia adiantou também que o país espera que um ataque de tanques russos ocorra, ainda hoje, na capital. Ainda assim, Anton Herashchenko assegura que os combatentes em Kiev têm à sua disposição mísseis antitanque para dar resposta a um eventual ataque.
Segundo a Sky News, os Estados Unidos adiantam que, neste momento, as tropas russas encontram-se a apenas pouco mais de 30 quilómetros de Kiev. Tudo isto num momento em que se prevê que Moscovo está a planear a invasão da capital para, depois, poder derrubar o governo ucraniano e estabelecer o seu próprio.
Um jornal local, o The Kyiv Independent, alerta ainda que militares russos apreenderam já dois veículos das Forças Armadas da Ucrânia, tendo entretanto vestido os uniformes dos opositores e estando, agora, em direção à capital ucraniana. Segundo o vice-ministro da Defesa da Ucrânia, estes dois veículos estão a ser seguidos por uma coluna de camiões militares russos, prontos para a invasão.
Televisões ucranianas, citadas pela Sky News, informaram, por sua vez, que foram já ativadas as sirenes que alertam para a possibilidade de ocorrência de um ataque aéreo a Kiev, na sequência dos ataques de mísseis que atingiram a região durante a noite. As sirenes foram ouvidas esta manhã e o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano disse, entretanto, que tinham existido "horríveis ataques de mísseis" durante a noite.
Leia Também:
Sem comentários:
Enviar um comentário