Fonte: Gilberto Gill
“A virtude da Racionalidade significa o reconhecimento e a aceitação da razão como a nossa única fonte de conhecimento, nosso único juízo de valores e nosso único guia de ação.
Significa nosso total comprometimento para com um estado de atenção pleno e consciente, com a manutenção de um foco mental completo em todas as questões, em todas as escolhas, em todas as nossas horas de vigília.
Significa um compromisso com a mais completa percepção da realidade dentro de nossas possibilidades e com a expansão ativa e constante de nossa percepção, isto é, de nosso conhecimento.
Significa um compromisso com a realidade de nossa própria existência, isto é, com o princípio de que todos os nossos objetivos, valores e atos acontecem dentro da realidade, e, portanto, que não devemos nunca colocar nenhum valor ou consideração em absoluto, acima de nossa percepção da realidade.
Significa um compromisso com o princípio de que todas as nossas convicções, valores, objetivos, desejos e ações devem estar baseados ‘em’, derivados ‘de’, escolhidos e validados por um processo de pensamento — dirigido por uma aplicação implacavelmente rígida da lógica, quanto a nossa mais completa capacidade permitir.
Significa nossa aceitação da responsabilidade de formar nossos próprios julgamentos e de viver pelo trabalho de nossa própria mente (que é a virtude da Independência).
Significa que não devemos nunca sacrificar nossas convicções às opiniões ou desejos dos outros (que é a virtude da Integridade) — que nunca devemos tentar falsear a realidade, por qualquer maneira que seja (que é a virtude da Honestidade) — que nunca devemos procurar ou conceder o imerecido (que é a virtude da Justiça).
Significa que nunca devemos desejar efeitos sem causas, e que nunca devemos decretar uma causa sem assumir a total responsabilidade por seus efeitos.” A ética
👇 Astala Vitória Sempre BABILI MANSSAH Bá de pov
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.