quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Salário mínimo de França quase triplica o de Portugal mas bilhetes de metro têm preço idêntico?

Por Maria Leonor Gaspar  poligrafo.sapo.pt

"França. Salário mínimo: 1500 mil euros. Bilhete de metro: 1,70 euros. Portugal. Salário mínimo: 665 euros. Bilhete de metro: 1,50 euros", descreve-se na publicação. O objetivo do meme é assinalar a discrepância entre os salários mínimos de França e Portugal e a semelhança de valores entre os respetivos bilhetes de metro.

Os valores estão corretos?

O salário mínimo nacional corresponde atualmente a 665 euros. Ao que tudo indica, será aumentado em 40 euros no próximo ano para os 705 euros, mesmo depois do chumbo do OE2022.

Costa diz que aumento do salário mínimo em 2022 será "o maior de sempre". Confirma-se?

Na abertura do debate sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), a decorrer esta tarde no Parlamento, o primeiro-ministro António Costa destacou que o aumento do salário mínimo nacional em 40 euros, programado no OE2022, corresponderá ao "maior aumento anual de sempre".

Um bilhete único da Carris e Metro, comprado antecipadamente, tem de facto um valor de 1,50 euros (ou 1,35 se carregado em modalidade zapping). A bordo, os valores já são mais altos: dois euros para autocarro, três euros para elétrico, elevador da Bica, Glória e Lavra 3,80 euros (até duas viagens) e o elevador de Santa Justa 5,30 euros (até duas viagens com acesso ao miradouro). Os utilizadores da Carris podem também optar por bilhetes diários (24h) com valores entre os 6,40 e 10,60 euros.


Em França, a 1 de outubro, o salário mínimo - que tinha um valor de 1554,58 euros - sofreu um aumento de 2,2% devido à inflação, fixando-se agora nos 1589,47 euros.

Quanto aos valores dos transportes na cidade de Paris, e de acordo com a "Régie Autonome des Transports Parisiens" (RATP), o "ticket +", que pode ser utilizado para o metro, comboio e alguns autocarros e funiculares tem um valor unitário de 1,90 euros (se adquirido previamente). Uma diferença de 40 cêntimos face ao valor do bilhete em Portugal.


Em suma, conclui-se que as informações patentes no post são verdadeiras. Aliás, o salário mínimo de França é até superior ao indicado na publicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário