sexta-feira, 23 de abril de 2021

Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau - REUNIÃO COM EMBAIXADORA DA UNIÃO EUROPEIA e, AUDIÊNCIA COM EMBAIXDADOR DA CHINA

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Sonia Neto, Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau esteve esta manhã reunida com o Primeiro-Ministro e o Vice-Primeiro Ministro.

Foi um encontro de analise da cooperação bilateral entre Bissau e Bruxelas, que serviu para a Chefia do Governo transmitir a sua visão  em relação a projetos que quer ver realizados em benefício do país. 

Foi transmitido ao Chefe do Governo a total disponibilidade da União Europeia em continuar a apoiar os esforços do Governo, assim como o reforço da parceria profícua, que este ano completa 45 anos.















AUDIÊNCIA COM EMBAIXDADOR DA CHINA

O Primeiro-Ministro recebeu hoje no seu gabinete o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China  na República da Guiné-Bissau.

Vários assuntos ligados a cooperação entre os dois países foram analisados. 

A China continua a apoiar os esforços do Governo em diversos domínios.




Leia Também: 

União Europeia discute com a Guiné-Bissau cooperação entre 2021 e 2027

O primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, reuniu-se hoje com a embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, Sónia Neto, para discutir o quadro de cooperação para o período entre 2021-2027, que "está em fase de finalização".

© Lusa

Em declarações aos jornalistas no final do encontro com Nuno Gomes Nabiam, a embaixadora da União Europeia disse que o quadro de cooperação para o período entre 2021-2027 está em "fase de finalização".

"Ouvimos e tomámos muito boa nota das prioridades do primeiro-ministro para o seu país, que se enquadram nas prioridades que temos vindo a discutir", afirmou a embaixadora.

As prioridades de cooperação passam, nomeadamente, pelo desenvolvimento humano, educação, saúde, que "são cruciais para a Guiné-Bissau", salientou a diplomata.

Outras prioridades são o desenvolvimento de uma economia verde e inclusiva, que vai criar empregos para a juventude, boa governação e estabilidade, boa governação financeira e económica, acesso aos serviços de justiça, proteção dos direitos humanos e governação democrática do Estado de Direito, acrescentou.

"Foi uma discussão muito frutuosa que só veio reiterar as boas relações existentes entre a União Europeia e a República da Guiné-Bissau", salientou.

A embaixadora Sónia Neto recordou também que este ano a União Europeia e a Guiné-Bissau celebram 45 anos de parceria e amizade.

A União Europeia é o maior parceiro multilateral da Guiné-Bissau.


Sem comentários:

Enviar um comentário