Por Fernando Casimiro
Na Guiné-Bissau a História tende a repetir-se, porque o Guineense fez sempre questão de apagar os registos da História Contemporânea da Guiné-Bissau!
Com medo das verdades da História recente, de apenas décadas, o Guineense, por conveniência, prefere apagar todos os registos nacionais comprometedores das acções dos políticos e governantes que representam negativa e prejudicialmente o Estado, mas também, ignorar todos os envolvimentos negativos dos partidos políticos que estiveram sempre na representação política e governativa do Estado.
Historiadores Guineenses para registar a nossa História Contemporânea de apenas 47 anos...onde estão?!
É por essas e por outras, que continuarei a escrever e a publicar livros, com base nos meus registos sobre a Guiné-Bissau!
Na Guiné-Bissau, os culpados que dirigiram o Povo para um poço sem fundo, cujos reflexos negativos continuaremos a sofrer por largas décadas, face à manipulação/instrumentalização política e social, crónica, que se tornou cultural, são, infelizmente, as eternas referências dos melhores filhos da Guiné-Bissau...
Tenho vergonha dos políticos e dos governantes do meu País, mas também, já começo a ter vergonha do aglomerado populacional que é o Povo do meu País...!
O Povo Guineense é cúmplice da sua própria desgraça, porque continua a desconhecer o valor da sua Dignidade!
A Guiné-Bissau continuará a merecer, na justa visão entre a evolução e a inversão do seu Povo, os políticos e os governantes que vai tendo...!
Como escrevi recentemente, escusam de lançar indirectas sobre o meu alegado silêncio relativamente ao que supostamente tem estado a acontecer na Guiné-Bissau.
Se todos podem opinar, que cada um faça a sua parte e deixe de se preocupar com o alegado silêncio dos outros...
No meu caso, mesmo não tendo que dar satisfação a quem quer que seja, continuo a acompanhar a Guiné-Bissau!
Continuo a dialogar e a debater assuntos da Guiné-Bissau com políticos e governantes guineenses;
Continuo a pensar/reflectir; a ler, a estudar/pesquisar e a escrever sobre a Guiné-Bissau, enquanto preparo os meus próximos livros!
Positiva e construtivamente.
Didinho 07.11.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário