Bissau, 15 Dez 20 (ANG) – O embaixador da República do Senegal no país entregou hoje ao Governo guineense, através da ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, 20 motos para a escolta presidencial, doadas pelo Presidente senegalês Maky Sall ao seu homólogo guineense Umaro Sissoco Embaló.
Em declarações à imprensa no acto da entrega, o Embaixador do Senegal na Guiné-Bissau Ngor Ndiaye afirmou que o gesto se enquadra no reforço das relações de cooperação entre os dois países.
Segundo o diplomata senegalês, não se trata da primeira e nem vai ser a última vez que Senegal apoia a Guiné-Bissau.
“Inaugurou-se uma nova era de cooperação frutuosa, dinâmica e mutuamente benéfica para os dois Estados”, disse o diplomata senegalês.
A ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades Suzi Barbosa disse, por sua vez, tratar-se de um acto simbólico, mas que demonstra as boas relações de cooperação bilateral entre a Guiné-Bissau e Senegal.
Suzi Barbosa afirmou que sob a Presidência de Umaro Sissoco Embaló, Senegal tem demonstrado ser um parceiro incontornável na cooperação com Bissau, na medida em que tem estado a dar diversos apoios, nomeadamente a reconstrução da Avenida Maky Sall.
“A entrega dos 20 motos para escolta presidencial é prova de que o Senegal é um parceiro e um amigo que está sempre disponível para dar mão à Guiné-Bissau e nós queremos que esta relação de cooperação bilateral continue firme e sólida”, disse.
A chefe da diplomacia guineense anunciou para breve a assinatura de um acordo de cooperação na área de saúde com a sua homóloga senegalesa, ao abrigo do qual Senegal vai começar a enviar médicos para apoiar o país no domínio da saúde, que diz ser sector prioritário do Presidente Umaro Sissoco Embaló.
Sem comentários:
Enviar um comentário