segunda-feira, 15 de junho de 2020

GUINÉ-BISSAU: DIARAYE DIALLÓ PROMETE DINAMIZAR A ESTRUTURA DE LUTA CONTRA SIDA


A nova Secretária Executiva de Luta Contra Sida na Guiné-Bissau (SNLS), Fatoumata Diaraye Dialló, promete dar o seu apoio no sentido dinamizar e relançar o secretariado nacional de luta contra a doença, que desde 2018, enfrenta um cenário complexo, marcado por "falta de recursos financeiros e humanos".

Segundo Diaraye Dialló, um dos seus grandes objetivos é estruturar o SNLS no sentido de conseguir o engajamento do executivo e financiamento dos parceiros internacionais.

"Estamos a trabalhar a meio gás. É preciso reestruturar esta casa com técnicos, tem que haver engajamento do executivo e há necessidade de recursos humanos e financeiros", explicou Diaraye Dialló.


Numa entrevista concedida à Radio Jovem, esta segunda-feira, 15 de junho, Diaraye, revelou que o SNLS não está no momento a cumprir com o seu propósito, que é a coordenação de resposta nacional ao VIH, mas revela que a instituição está a trabalhar com um financiamento, através do PNDS, uma célula de gestão no Ministério de Saúde, para implementar uma determinada atividade.

A nova Secretária Executiva do SNLS, sublinhou que, apesar das dificuldades, foi fácil aceitar o desafio de liderança proposto pelo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, como profissional de saúde pública e espera corresponder com as expectativas.

Segundo os dados da ONU-SIDA, a Guiné-Bissau apresenta a maior taxa da prevalência da doença na Africa Ocidental, com 46 mil infetados, onde 16 se encontram em tratamento e 20 mil pessoas não contactáveis pela estrutura ligada a Sida no país.
As estatísticas indicam que as regiões mais infetadas com a sida são Bafatá e Gabú, ambas no leste do país. Bolama Bijagós e Biombo são as regiões com menor prevalência da epidemia, segundo a indicação da responsável.

Natural de Bissau, Diaraye Dialló é médica de profissão, formada em 2009 pela Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Brasil, foi nomeada Secretária Executiva da SNLS no final do mês de março do ano em curso.

Antes da sua nomeação, desempenhou funções como médica generalista na Casa Emanuel, trabalhou no Hospital Pediátrico São José em Bor e em 2016 foi transferida para Centro Materno Infantil em Bissau, onde, além de dar consultas médicas, também desempenhou a função de diretora Clínica de Pediatria.

Por: Alison Cabral 

Rádio Jovem Bissau 

Sem comentários:

Enviar um comentário