sexta-feira, 5 de junho de 2020

Covid-19 : GOVERNO DIZ QUE O PAÍS TEM QUANTIDADE SUFICIENTE DE REAGENTES PARA OS TESTES


04/06/2020 / Jornal Odemocrata 
O governo guineense anunciou esta quinta-feira, 04 de junho de 2020, que o país já dispõe de quantidade suficiente de reagentespara realizar uma media de 25 mil  testes de Covid-19. O anúncio vem expresso num comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, lido na voz do ministro do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e Porta-voz do governo, Mamadu Serifo Jaquité. 

O plenário governamental admitiu que, nos próximos tempos, não haverá grandes dificuldades em termos de materiais para a realização testes aos suspeitos. 

Aos jornalistas, Jaquité assegurou que foi realizado um estudo pormenorizado sobre o que tem sido a evolução de casos da Covid-19 na Guiné-Bissau. O estudo terá concluído que o país tem “maior conhecimento” sobre a doença, por isso o governo adotou medidas de uso obrigatório de máscaras faciais e distanciamento social e físico a todos cidadãos. 


Mamadu Serifo Jaquité informou que durante a reunião do Conselho de Ministros, foi analisada a problemática do sistema educativo guineense, tanto no passado quanto no presente. Segundo o porta-voz do executivo de Nabian,  na sequência da discussão, preparou-se um Plano de Contingência que “irá melhorar no futuro o sistema educativo do país”. 

Dados estatísticos apontam que existe certa  disparidade nos bancos de dados de servidores públicos entre os Ministérios das Finanças e o da  Função Pública. 

Sobre o assunto, Serifo   frisou que foi criada uma comissão que  trabalhará  na harmonização de dados  entre as duas instituições governamentais e assegurar que haja um único banco de dados de funcionários públicos.  

Por: Aguinaldo Ampa 
Foto: A.A 

Sem comentários:

Enviar um comentário