sexta-feira, 5 de junho de 2020

Bi-semanário de covid-19: 100 RECUPERADOS, 29 NOVOS CASOS E 04 ÓBITOS POR CORONAVIRUS

O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio  Cumba, anunciou hoje, 05 de junho de 2020, que de 01 a 04 deste mês, foram registados mais 100 novos recuperados, 29 novos casos de infeção e mais 04 óbitos por covid confirmados, totalizando 1368 casos positivos na Guiné-Bissau, dos quais 153 considerados recuperados, 12 óbitos.

Estes dados estatísticos foram revelados durante a apresentação do boletim bi-semanal sobre a evolução da situação do Coronavírus na Guiné-Bissau.

Segundo Dionísio Cumba,  foram analisadas 148 novas amostras nos Laboratórios Nacional de Saúde Pública  e  da Universidade Jean Piaget,  das quais 29 resultaram positivo, 108 negativo e 11 inconclusivas.

De acordo com o boletim, o número de casos subiu de 03 para 05  na região de Bafatá, entre os quais dois técnicos de saúde testaram positivo.

Cumba desmentiu a informação segundo a qual, os técnicos da equipa de resposta rápida do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) estariam em greve para reclamar subsídios.

“Todos os voluntários receberam os subsídios de refeição durante estes três meses, o que ainda não estão a receber é o subsídio de risco, e estamos a diligenciar junto do governo”, explicou.

O coordenador de COES continua preocupado com a falta de oxigénio.

Relativamente à medida adotada pelo governo de testar as pessoas  nas fronteiras, Dionísio  é da opinião que seja redefinida em colaboração com COES.

De recordar que o Presidente da República, Úmaro  Sissoco Embaló, criou o Alto comissariado de Luta contra o COVD-19, posto liderada pela ex-ministra da Saúde Pública, Magda Robalo Correia e Silva, que terá a missão de redefinir o Plano Estratégico de Luta Contra o Coronavírus na Guiné-Bissau.

Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M

Jornal Odemocrata

Sem comentários:

Enviar um comentário