sexta-feira, 5 de junho de 2020

NOTA DE IMPRENSA:


Sob orientação do Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, o Conselho Diretivo do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior adotou esta sexta-feira 05 de Junho 2020 o Plano de Contingência para o sector da Educação.

O plano aprovado esta sexta-feira prevê entre outros, informação e sensibilização dos intervenientes do sector educativo sobre a Pandemia de covid19, formas de adaptar, conviver e fazer funcionar a educação com ou sem coronavírus, implementação de ensino a distância em alguns sectores de Educação, garantir a higienização dos espaços escolares, construção de latrinas, pontos de água, reabilitação de algumas salas de aulas e aumento do número de carteiras para respeitar o distanciamento social.

Descongestionamento dos serviços do Ministério também configura no documento adotado hoje pelos membros do Conselho Directivo.
Sobre o presente ano lectivo os membros do conselho diretivo analisou atentamente as contribuições das organizações estudantis, pais e encarregados de Educação sindicados entre outros e o assunto ficou para ser decidido na reunião de conselho de Ministros.

No tocante a exames Nacionais o conselho diretivo recomendou que seja suprimida no orçamento, o Secretario de Estado de Ensino Superior e Investigação Cientifica Garcia Biifa e da opinião que não há condições para realização de exames Nacionais e foi ainda mais longe afirmando que para a realização dos exames nacionais é necessário que seja harmonizado os conteúdos, a mesma opinião tem o antigo Ministro da Educação Alfredo Gomes que também invoca sucessivos greves como uma das razoes para falta de condições para a realização de exames nacionais.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior realçou as contribuições dos parceiros da educação no desenho do plano de contingência com destaque para A UNICEF, PLAN, Banco Mundial, entre outros, também o ministro sublinhou a grande contribuição do Comissario para educação Ciências e Cultura na UEMOA, Dr. Leopoldo Amado que facultou o Ministério a estrutura base do pensamento da UEMOA sobre a pandemia e disse acreditar que o plano será aprovado pelo governo e financiado pelos parceiros tendo em conta a sua importância para o desenvolvimento do ensino na Guiné Bissau.

O plano é orçado em mais de 100 bilhões de francos CFAS.
O Conselho Diretivo Debateu ainda o Calendário Escolar para o próximo ano lectivo

De referir que o plano de Contingência adoptado esta sexta-feira pelos Membros do conselho Diretivo do MENES avança agora para a fase de impressão e encadernação para ser submetido ao plenário governamental na próxima quinta-feira 11 de junho de 2020 para analise e posterior aprovação.

A reunião desta quarta-feira foi alargada a responsáveis das Universidades do país alguns diretores das escolas de formação que funcionam na Guiné Bissau.

Bissau 05 de Junho 2020
Assessor de Imprensa e porta-voz
Amadu Uri Djaló

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário