segunda-feira, 23 de março de 2020

Por Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau ???

Recebi um texto assinado pelo Presidente do Partido de Unidade Nacional, Idriça Djaló, com a proposta de uma espécie de “pacto de conciliação no combate ao COVID-19”. Não teve esta nomenclatura, mas é a síntese da ideia nele proposta.

Para além de ter avançado com a sugestão de nomes que deveriam compor uma suposta equipa de Titãs.

Louvo a iniciativa, pois expressa a preocupação com o nosso povo.

Há que esclarecer, no entanto, que “política de conciliação” com traficantes de drogas e golpistas não pode mais ser usada como paliativo para crises provocadas por eles mesmos.

Esta tem sido a estratégia deles: promovem o caos para terem alguma barganha e ocuparem postos políticos e administrativos, sempre usando-os para práticas reprováveis de crimes com drogas, emissão de passaportes para bandidos, saqueando os cofres públicos, etc.

O Governo que tenho a honra de liderar, resultante da eleição legislativa de Março de 2019, estava a dar forma de um Estado ao nosso país. Em vários aspectos estávamos a avançar satisfatoriamente, motivando parceiros internacionais a investirem nos nossos projetos.

A interrupção provocada por um golpe é responsável pela ruptura de uma série de medidas que estavam em curso, entre elas o combate ao COVID-19, em perfeita sintonia com as determinações da OMS e parceiros internacionais.

Por isso, se hoje há um fracasso destes incompetentes que assaltaram o poder, devemos falar sobre “Crime Humanitário”. Devemos pôr na conta dos golpistas cada morte, cada sequela decorrente do avanço do COVID-19. Conciliar com golpistas é adiar o resgate do nosso país.

No lugar da proposta do companheiro Idriça Djaló, devemos invocar os militares e a CEDEAO para que saiam desta aventura e cumpram as suas obrigações de defesa do nosso povo, do nosso País e da nossa comunidade subregional.

É isso que penso e vou lutar com os membros do Governo que lidero para a consolidação do Estado de direito e democrático, com a legitimidade que nos foi atribuída pelas urnas.

Sobre o Coronavírus não é necessário alianças especiais. As estruturas que foram postas em funcionamento devem continuar a trabalhar com os parceiros. São apartidarias.

Se se tratar de intervenções que requeiram actos legais, que sejam praticadas no âmbito de respeito pela Constituição e demais leis.

Bissau, 23 de Março de 2020.
AG

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BRAVOOO! BRAVÍSSIMO!!!, por esta RESPOSTA muito muito bem acertada S. EXA. SR. PM CONSTITUCIONAL, LEGAL E LEGÍTIMO ARISTIDES GOMES. Uma resposta cuidada, comunicada com muito respeito e responsabilidade, digamos, com a cabeça no lugar.

      Pois de facto, se deve saber, de que, se se vê os membros da elite governante de outros países (mesmo o Senegal), todos, UNIDOS hoje no combate contra o Coronavírus, é que há muito tempo que todo o mundo aí percebeu o seguinte.

      A base de todo e qualquer trabalho de ESTADO é o RESPEITO IRRESTRITO E APLICAÇÃO ESCRUPULOSA DO PRINCÍPIO DO IMPÉRIO DAS LEIS DA REPÚBLICA em cada caso (incluindo o Senegal). Isso efetivamente, e mesmo no combate contra o coronavírus na situação atual.

      Porque, o que é que dá a alguém qualquer e legitimando ao mesmo tempo a AUTORIDADE E PODER deste, por exemplo, de MANDAR FECHAR os negócios dos seus pares em nome do combate ao coronavírus?

      Resposta. São, no presente caso nosso, AS NOSSAS LEIS DA REPÚBLICA. Por isso, não fazer entender isso, à alguém que finge não entender isso, no quadro de um ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO, é estar a curar o povo da DIARREIA, deixando-o CONTINUAR A VIVER NAS CONDIÇÕES DE PORCARIA, CONTINUAR A COMER A COMIDA DE PORCARIA, que tem vindo a causar-lhe efetivamente a sua DIARREIA. Nunca se irá curar por isso. E, mais tempo ou menos tempo, acabará por morrer.

      Por isso, BRAVOOO! BRAVÍSSIMO!!!, S. EXA. SR. PM CONSTITUCIONAL, LEGAL E LEGÍTIMO, ARISTIDES GOMES por esta RESPOSTA muito muito bem cuidada e acertada. Bravíssimo.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
    2. Sr.A.Keita, por favor qual resposta qual que? Qual foi o governo que mais vendeu passaporte aos cidadãos estrangeiros? Qual foi o governo que nomeou como conselheiro do primeiro-ministro um traficante de droga que é procurado intencionalmente?
      O Sr.A.Keita e o seu primeiro ministro fanfarrão, saibam que o CORONAVIRUS não conhece os ministros ladrões o os seus apoiantes cegos.
      Se pensam que vão tirar proveitos políticos desta pandemia estão enganados, podem continuar a desejar a entrada deste pandemia talveis serão os primeiros vítimas mortais.



      Eliminar
  2. Um rato a dar resposta de um estadista! O rato que saia do buraco onde está e continua a dirigir a nação! O melhor traficante já visto nesta nação é o Aristides. Porque o não julgamento dos responsáveis das drogas no seu mandato? Se quiseres ser primeiro ministro da Guiné tens que que ser responsável de qualquer formação política e depois concorrer as eleições. Oportunista! Primeiro ministro dos ratos! Só os ratos ficam satisfeitos das declarações do rato! Quero visitar o gabinete do ministro dos ratos! Mas não sei exatamente onde está localizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meu Deus, desabafos e mais desabafos. Não levará nem vocês dois (Senhores Có e Unknown) e nem os vossos iguais SEGUIDORIDOIDOS do Nho-Maralens Sissoco a lugar nenhum. Vamos aos debates temáticos sérios. Por exemplo, pode alguém que não respeita as regras de conduta moral de uma comunidade ser líder daquela comunidade? Como é que se submete sob a uma observação analítica sociopolítica as atitudes e comportamento políticos de um PR? Etc.

      Isso só para mostrar-lhes que, esse espaço podia ser aproveitado, segundo os temas trazidos por cada artigo publicado, via comentários, para debates muito sérios. Em vez destes sempre vossos desabafos sem sentido nenhum.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Quem não consegue o que pretende fazer é que desabafa. O PAIGC ou melhor admiradores do DSP é que sempre tentam desabafar! Porque não conseguiram mudar o resultado das eleições. Mesmo que o assunto não tem haver com o presidente da república USE os paigestista não conseguem analizar ou comentar sem mencionar o nome do homem mais poderoso para por fim a esquema criminosa desse partido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Homem mais poderoso". Auto-denunciação contra si. Pensa o Eestado em termos apenas de titulares. Zero.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar