O diretor-geral dos Serviços da Epidemiologia e Segurança Sanitária, Salamão Mário Crima, anunciou esta segunda-feira, 23 de março de 2020, a existência de dois casos suspeitos da doença de covid-19 (coronavírus) que estão colocados em quarentena nas suas respectivas casas sob a vigilância das autoridades competentes.
Os dois casos suspeitos do Covid-19 foram anunciados esta manhã durante abertura do seminário de formadores em matéria da prevenção da doença do covid-19, pelo responsável do serviço da Epidemiologia e Segurança Sanitária. Trata-se de dois cidadãos estrangeiros residentes no país, nomeadamente, um cidadão indiano e outro da República Democrática do Congo.
Salomão Mário Crima explicou que os suspeitos estão em quarentena e aguardam pelos resultados de diagnósticos. Frisou que se houver mais informações sobre o assunto, a entidade competente pronunciará sobre o mesmo.
Precisou que os dois indivíduos colocados em quarentena são apenas suspeitos e, por isso ficarão sob a vigilância nas suas residências.
Criticou aquilo que considera da desobediência de alguns cidadãos, que segundo ele, continuam a frequentar espaços públicos de aglomeração inclusive as praias. Pediu a população no sentido de obedecerem às medidas da prevenção anunciadas pelas autoridades guineenses.
O epidemiologista informou que a Guiné-Bissau dispõe de um laboratório nacional e “Kits” para diagnosticar casos de suspeitos do Covid-19.
Presente no ato, a Secretária de Estado de Gestão Hospitalar, Cornélia Lopes, disse que a formação de formadores em matéria da prevenção do Covid-19 é de extrema importância, porque permitirá capacitar os agentes que irão lidar diretamente com as populações suspeitas ou infetadas do coronavírus.
Assegurou que o flagelo que o mundo enfrenta deve ser encarado como uma guerra mundial, porque o vírus se transformou agora em bombas.
A responsável aproveitou a ocasião para pedir a comunidade internacional e aos parceiros do Ministério da Saúde Pública no sentido de apoiarem e colaborarem com as autoridades guineenses para que em conjunto lutarem contra a “maldita doença”.
“Apesar de o governo ser o executor das políticas de Estado, mas o desafio do combate contra o coronavírus não cabe só ao executivo, por a colaboração de todos os cidadãos guineenses é indispensável” enfatizou.
Por: Carolina Djemé
Foto: Marcelo Na Ritche
odemocratagb.com
"Criticou aquilo que considera da desobediência de alguns cidadãos", fim da citação deste Usurpador do poder. Comece a sua crítica no Nho-Maralens Sissoco para vir terminar a lista com o nome da sua própria pessoa. Seu género de gente imoral Desreispetador das Decisões dos Tribunais e Leis da República. O que é que acham que é a essência e o Bê-á-Bá de um Estado do Direito Democrático.
ResponderEliminarResposta. O respeito irrestrito e aplicação escrupulosa do princípio do Império das Leis. Que pisaram com o bumbum do vosso fanfarrão do Nho-Maralens Sissoco para virem aí poder fazer esse género de figuras de pouca vergonha para todos os dignos filhos (Mulheres e Homens) deste nosso querido país, que a Guiné-Bissau.
Obrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
Cronoviros tem nada haver com DSP perdedor! O frustrado DSP já está a ser descoberto por todos aldrabices que fizeres, por isso não preocupou com nada deste mundo. Só lhe importa o poder que não foi dado pelo povo. Um ladrão do século DSP! Só num ano na governação consegui manipular todos e agora é um milionário! Mesmo assim o que já possuiu através de roubo não é suficiente, prefere a morte de todos guineenses para voltar assumir o comando da nação. Que tipo de pessoa é essa? Um verdadeiro católico? Mesmo no momento da quaresma prefere o mal para todos da aquilo que não é dele? Que tipo de... Quero ser um verdadeiro católico não vou mais que isso!
ResponderEliminarMas olhe meu caro Sr. Unknowon, sabe o que é COMENTAR um artigo? Não é chegar e falar à toa. Porque tudo isso que diz aqui não tem nada a ver com o artigo a comentar aqui em pauta. Se não tenha nada nenhum que não seja só desabafar doentiamente sobre o DSP, faça-o. Mas no momento e quadro dos debates destinados a isso. Senão é pura confusão. Por isso, por favor, seja um pouco enquadrável por certas regras do relacionamento e "cooperação" pública. OK? Só confusão, pa. Incrível.
EliminarObrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
É muito triste ver o senhor A. Keita a pedir as pessoas a se enquadrarem aos assuntos! O único enquadramento das pessoas é quando fizermos o DSP é solução para tudo nesta planeta inclusive este pandemia! Qualquer que seja esclarecimento sem adorar o deus perdedor DSP é coisa contestado na sociedade. Um pedido ao meu conterrâneo A.Keita sei que eis a pessoa extraordinária, não deixe a política partidária influência a tua personalidade! Quando o assunto requer responsabilidade de todos é bom sermos humanos verdadeiramente! Eu não admiro qualquer que seja pessoa neste mundo por ocupação social, nem USE nem Papa Francisco nem Cristiano Ronaldo mas sim qualquer um que tenta fazer coisas mais ao menos de acordo com ensinamento do Senhor! Nunca vou desejar mal para DSP nem tão pouco este povo humilde!
ResponderEliminarIlustre, pode ir para onde quiser, quem não respeita as regras de conduta estabelecidas na sua comunidade é um imoral quando faz isso de propósito; amoral, quando não tem consciência do que está a fazer. E nenhuma sociedade funcionou nunca e pode funcionar no sossego e tranquilidade, sem respeito das suas Leis.
EliminarE é um facto, essa gente de cá agora no poder é gente imoral Desrespeitador das Decisões dos Tribunais (Acórdão N° 1/2020 e subsequentes) e Leis da República (empossamento simbólico não existe na nossa Constituição)
O resto, pode ir contar as suas histórias de se acreditar no "Fengoto" de Kandjambari ou "Kassissa" de Kufada é só blá-blá-blá.
Obrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
Tudo está esclarecido sem o DSP a vida não existe. Boa a campanha eleitoral vai ter que iniciar de novo. Assim o DSP assumirá a liderança... Mas uma coisa é certa, ele que ganhar as eleições para assumir a liderança. I kana Ten saka di utru pa toma, a moda do Aristides! Primeiro ministro legítimo na garrafa.
ResponderEliminarA nossa diferença, Ilustre meu caro Unknown, é que eu vejo, observo e reflito o Estado em termos do conjunto triangular de: TITULAR e/ou Titulares (o pessoal), INSTITUIÇÃO (dado espaço e quadro de funcionamento) e LEIS (determinados instrumentos do funcionamento preestabelecidos).
EliminarE o Ilustre meu caro Sr. Unknown, vocês veja (talvez, observa e reflete; não sei se proceda a essas duas outras operações) o Estado em termos apenas, monolítico do TITULAR e acabou. Não pensa em INSTITUIÇÕES e muito menos em LEIS. Por isso a sua fixação frenética em só, DSP; DSP; DSP. Qualquer coisa, DSP. Qualquer coisa, DSP. DSP, DSP, não!
O DSP é o TITULAR (ou não) de um cargo/posto no ESTADO, que só pode funcionar no quadro de uma dada INSTITUIÇÃO, tendo como instrumento e/ou instrumentos de trabalho, as LEIS preestabelecidas.
Vês que também desta perspetiva, não se pode fazer nada no quadro de um Estado sem que se funde nas LEIS. Eis o problema, quem não entenda isso, não será capaz de entender nada como deve ser nesta gigantesca matéria.
Obrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita