O presidente de Tribunais de Contas, Dionísio Cabi, acusa o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de recentemente encerrar a realização de auditoria financeira no cofre geral dos tribunais.
Dionísio Cabi falava, hoje (17 de Fevereiro de 2020), na cerimónia de abertura do seminário de 5 dias destinado aos técnicos do tribunal de contas de ferramentas que vão permitir a análise das contas de gerência, a realização da auditoria e outros tipos de controlo às identidades sujeitas á sua jurisdição.
Segundo Dionísio Cabi o facto viola grosseiramente o diploma que regula a gestão do cofre geral dos tribunais e as leis sobre protecção das contas.
“ (…) Esta preocupação torna-se ainda mais profundo quando os órgãos chamados a combater a corrupção caem na tentativa de obstrução da actividade fiscalizadora, como o caso do STJ que recentemente obstruiu a realização de auditoria financeira no cofre geral dos tribunais, violando grosseiramente o diploma que regula a gestão do cofre geral dos tribunais e demais leis sobre a prestação de contas”
Para Dionísio Cabi, a fiscalização permanente e contínua das entidades públicas deve ser assumida como questão prioritária pelo Estado da Guiné-Bissau, considerando que o país situa no oitavo lugar da lista dos países mais corruptos na escala mundial.
“Esta propensão tende-se a subir se as instituições públicas continuarem a repudiar o controlo externo do Tribunal de Contas, declinando as suas responsabilidades de prestação de contas de gestão”
O Representante do PNUD, Tjark Egenhoff, afirma que as finanças públicas e a administração pública são essenciais para qualquer desenvolvimento do Estado e da sociedade.
“Se o alvo do desenvolvimento é transformar o Estado, a sociedade e a economia, é indispensável ter instituições capazes de gerar fundos públicos de maneira justa e transparente, gastá-los efectivamente e prestar contas do uso efectivo dos mesmos”
Entretanto, na mesma ocasião da abertura do seminário sobre Auditoria e verificação aos domínios da auditoria financeira e demostrações numéricas, O Presidente de Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, considera que só quando o tribunal de contas torna-se independente é que poderá tornar-se a efectiva a missão de fiscalização de fraudes na administração pública.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira
Imagem: Bíbia Mariza Pereira
radiosolmansi.net
Afinal, kadera kinti badja cu Paulo Sanhá, juíz conselheiro de STJ guineense. Só pa mama taco, folhado juiz!
ResponderEliminarQuem quer ser respeitado antes deve respeitar os outros, o STJ não respeitou o tribunal de contas e exige que a CNE o respeite.
ResponderEliminarEste grupo de bandidos ditos JUÍZES estão habituados a viver da corrupção mas há de chegar o dia que todos vão conhecer o cheiro da cadeia.
Có... bai pa kunu di bu mamé...fidjo di baleta di reno...
EliminarSei que não conheces o teu pai mais como a tua mãe te mostrou vários pais devias aprender com um deles, eu por exemplo.
EliminarOlhem minha gente, parem a vossa confusão. O STJ já decidiu. O cumprimento escrupuloso da sua Decisão expressada no Acórdão N° 1/2020 e subsequentes é um Dever. Digamos, DEVER DO CUMPRIMENTO imperativo. Entendam isso. Que seja esta Decisão correta ou falsa, bem-feita ou malfeita, oportuna ou inoportuna, etc… Saiam da lógica das tentativas e mais tentativas da criação de confusão. Chega. Essa Decisão é para cumprir. Ponto final. Basta.
ResponderEliminarObrigado.
Pela honestidade intelectual, infalível...
Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
PS.: O So Deonísio Cabi se quiser que continue o seu trabalho levando no fim tudo ao julgamento. Exigências de um Estado de Direito regido pelo princípio do império das Leis. Seu seminário não é suficiente. Tem que levar os resultados do seu Audit ao julgamento. Agora é o cumprimento da Decisão do Acórdão N° 1/2020 que constitui a ordem do dia. Obrigado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAgora outra coisa. O gerente deste blog (e alguém que assinou algo) publicou o artigo a seguir indicado no Domingo, 16.02.2020. Uma pergunta. Verdade ou mentira, a realidade do evento anunciado neste tal artigo.
ResponderEliminarEis o texto: "A SUA EXCELENCIA, GEN. UMARO SISSOCO EMBALÓ
AMANHA SEGUNDA FEIRA 17 DO MÊS EM CURSO CHEGARÁ MAIS UMA DELEGAÇÃO DE CEDEAO AO PAÍS
E DESTA VEZ É MARCAR, AFIRMAR E CONFIRMAR A DATA DO EMPOSSAMENTO DO NOVO PRESIDENTE LEGITIMO DA GUINÉ-BISSAU GEN. UMARO SISSOCO EMBALÓ...
MERCI CEDEAO SOYEZ LE BIENVENUE AU GUINÉ-BISSAU!!...
VIVA SUA EXCELENCIA GEN.U.S.EMBALÓ
VIVA CEDEAO
VIVA GUINÉ-BISSAU
VIVA DEMOCRACIA
VIVA A CONCORDIA NACIONAL
Fonte: Amadu Ula Embaló"
Publicado por FALADEPAPAGAIO, domingo, fevereiro 16, 2020
Hoje é a Segunda-Feira, 17.02.2020, dentro de 15 minutos são 24h00. Início da Terça-Feira, 18.02.2020. Onde está a tal Delegação da CEDEAO? Por favor, vamos ao trabalho sério, ok? E, deixem este genéro de BLUFFS de lado.
Obrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita