segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

“STJ RECENTEMENTE OBSTRUIU A REALIZAÇÃO DE AUDITORIA FINANCEIRA NO COFRE GERAL DOS TRIBUNAIS” – PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS


O presidente de Tribunais de Contas, Dionísio Cabi, acusa o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de recentemente encerrar a realização de auditoria financeira no cofre geral dos tribunais.

Dionísio Cabi falava, hoje (17 de Fevereiro de 2020), na cerimónia de abertura do seminário de 5 dias destinado aos técnicos do tribunal de contas de ferramentas que vão permitir a análise das contas de gerência, a realização da auditoria e outros tipos de controlo às identidades sujeitas á sua jurisdição.


Segundo Dionísio Cabi o facto viola grosseiramente o diploma que regula a gestão do cofre geral dos tribunais e as leis sobre protecção das contas.

“ (…) Esta preocupação torna-se ainda mais profundo quando os órgãos chamados a combater a corrupção caem na tentativa de obstrução da actividade fiscalizadora, como o caso do STJ que recentemente obstruiu a realização de auditoria financeira no cofre geral dos tribunais, violando grosseiramente o diploma que regula a gestão do cofre geral dos tribunais e demais leis sobre a prestação de contas”

Para Dionísio Cabi, a fiscalização permanente e contínua das entidades públicas deve ser assumida como questão prioritária pelo Estado da Guiné-Bissau, considerando que o país situa no oitavo lugar da lista dos países mais corruptos na escala mundial.

“Esta propensão tende-se a subir se as instituições públicas continuarem a repudiar o controlo externo do Tribunal de Contas, declinando as suas responsabilidades de prestação de contas de gestão”

O Representante do PNUD, Tjark Egenhoff, afirma que as finanças públicas e a administração pública são essenciais para qualquer desenvolvimento do Estado e da sociedade.

“Se o alvo do desenvolvimento é transformar o Estado, a sociedade e a economia, é indispensável ter instituições capazes de gerar fundos públicos de maneira justa e transparente, gastá-los efectivamente e prestar contas do uso efectivo dos mesmos”

Entretanto, na mesma ocasião da abertura do seminário sobre Auditoria e verificação aos domínios da auditoria financeira e demostrações numéricas, O Presidente de Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, considera que só quando o tribunal de contas torna-se independente é que poderá tornar-se a efectiva a missão de fiscalização de fraudes na administração pública.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

Imagem: Bíbia Mariza Pereira

radiosolmansi.net

7 comentários:

  1. Afinal, kadera kinti badja cu Paulo Sanhá, juíz conselheiro de STJ guineense. Só pa mama taco, folhado juiz!

    ResponderEliminar
  2. Quem quer ser respeitado antes deve respeitar os outros, o STJ não respeitou o tribunal de contas e exige que a CNE o respeite.
    Este grupo de bandidos ditos JUÍZES estão habituados a viver da corrupção mas há de chegar o dia que todos vão conhecer o cheiro da cadeia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Có... bai pa kunu di bu mamé...fidjo di baleta di reno...

      Eliminar
    2. Sei que não conheces o teu pai mais como a tua mãe te mostrou vários pais devias aprender com um deles, eu por exemplo.

      Eliminar
  3. Olhem minha gente, parem a vossa confusão. O STJ já decidiu. O cumprimento escrupuloso da sua Decisão expressada no Acórdão N° 1/2020 e subsequentes é um Dever. Digamos, DEVER DO CUMPRIMENTO imperativo. Entendam isso. Que seja esta Decisão correta ou falsa, bem-feita ou malfeita, oportuna ou inoportuna, etc… Saiam da lógica das tentativas e mais tentativas da criação de confusão. Chega. Essa Decisão é para cumprir. Ponto final. Basta.

    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    PS.: O So Deonísio Cabi se quiser que continue o seu trabalho levando no fim tudo ao julgamento. Exigências de um Estado de Direito regido pelo princípio do império das Leis. Seu seminário não é suficiente. Tem que levar os resultados do seu Audit ao julgamento. Agora é o cumprimento da Decisão do Acórdão N° 1/2020 que constitui a ordem do dia. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Agora outra coisa. O gerente deste blog (e alguém que assinou algo) publicou o artigo a seguir indicado no Domingo, 16.02.2020. Uma pergunta. Verdade ou mentira, a realidade do evento anunciado neste tal artigo.

    Eis o texto: "A SUA EXCELENCIA, GEN. UMARO SISSOCO EMBALÓ

    AMANHA SEGUNDA FEIRA 17 DO MÊS EM CURSO CHEGARÁ MAIS UMA DELEGAÇÃO DE CEDEAO AO PAÍS

    E DESTA VEZ É MARCAR, AFIRMAR E CONFIRMAR A DATA DO EMPOSSAMENTO DO NOVO PRESIDENTE LEGITIMO DA GUINÉ-BISSAU GEN. UMARO SISSOCO EMBALÓ...

    MERCI CEDEAO SOYEZ LE BIENVENUE AU GUINÉ-BISSAU!!...

    VIVA SUA EXCELENCIA GEN.U.S.EMBALÓ
    VIVA CEDEAO
    VIVA GUINÉ-BISSAU
    VIVA DEMOCRACIA
    VIVA A CONCORDIA NACIONAL

    Fonte: Amadu Ula Embaló"

    Publicado por FALADEPAPAGAIO, domingo, fevereiro 16, 2020

    Hoje é a Segunda-Feira, 17.02.2020, dentro de 15 minutos são 24h00. Início da Terça-Feira, 18.02.2020. Onde está a tal Delegação da CEDEAO? Por favor, vamos ao trabalho sério, ok? E, deixem este genéro de BLUFFS de lado.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar