sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
Livre retira a confiança política a Joacine Katar Moreira
Decisão foi tomada por "larga maioria". Deputada irá passar a não inscrita no Parlamento, perdendo uma série de direitos
A Assembleia do Livre, que terminou na madrugada desta sexta-feira, decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira, após uma reunião que demorou mais de nove horas. A informação foi avançada pelo Público e entretanto confirmada pelo Expresso.
Fonte do partido disse ao Expresso que a decisão foi tomada por "larga maioria". A Assembleia recém-eleita decidiu assim manter a decisão do órgão anterior, na reunião que decorreu a 13 de janeiro, perdendo o Livre a representação parlamentar. Está agendada uma conferência de imprensa para as 11h, na sede do Livre, onde serão explicados os motivos da decisão da 44ª Assembleia do partido.
A deputada – que não esteve presente na reunião extraordinária – vai assim passar à condição de não inscrita na Assembleia da República, uma vez que deixou claro que não irá renunciar ao seu lugar enquanto deputada.
Os problemas de comunicação entre a deputada e o partido voltaram aliás a estar evidentes na quarta-feira devido à convocatóra da reunião. Fonte oficial do Livre disse ao Expresso que Joacine foi convocada por duas vezes para a reunião, mas o assessor no parlamento, Rafael Esteves Martins, negou que a deputada tenha recebido qualquer convocatória.
Na deliberação da anterior Assembleia, o órgão máximo entre Congressos lamentava o constante "confronto" e "polarização" da deputada, sublinhando que Joacine Katar Moreira não demonstrava "qualquer vontade em entender a gravidade da sua postura, nem intenção de a alterar".
Reconhecendo as “consequências gravosas” da medida, a Assembleia do Livre garantia que não era possível manter a confiança política “em quem, por opção própria, reiteradamente prescindiu” de representar o partido.
Liliana Coelho
expresso.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário