sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

GUINÉ-BISSAU/ ELEIÇÕES - PAIGC congratula-se com recomendações da CEDEAO para acabar com impasse

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde congratulou-se hoje com as recomendações da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) para se ultrapassar o impasse pós-eleitoral na Guiné-Bissau.


Segundo Óscar Barbosa, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) considera que as recomendações da CEDEAO "vão ao encontro" da posição defendida pelo Supremo Tribunal de Justiça, na apreciação ao recurso contencioso interposto por Domingos Simões Pereira, líder e candidato do partido às eleições presidenciais, que não concordou com os resultados da votação, anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

"Para nós, o comunidade da CEDEAO é um aconselhamento às partes envolvidas ao estrito cumprimento do acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, fazendo entender às entidades que o respeito às leis é o único caminho para a salvaguarda da democracia na Guiné-Bissau", observou Óscar Barbosa.

Uma missão ministerial da organização africana esteve em Bissau, na quinta-feira, tendo, no final de vários encontros, recomendado para que, até 07 de fevereiro, a CNE proceda ao apuramento nacional dos resultados, na presença de representantes de Umaro Sissoco Embaló e Domingos Simões Pereira, os candidatos à segunda volta das eleições.

O processo deverá ser feito sob a égide da CEDEAO, recomendou a missão ministerial.

Para o PAIGC, a organização não está a impor nada aos guineenses, mas a fazer vincar as leis do país.

"Mas também para o PAIGC e para a candidatura [de Simões Pereira], o comunicado da CEDEAO é uma forma política fina de tentar salvar o desacreditado presidente da CNE que deixou dúvidas no seu comportamento na forma como conduziu este processo", defendeu Óscar Barbosa.

De acordo com o dirigente do PAIGC, "uma recontagem de votos, de forma transparente" irá provar que a vitória de Domingos Simões Pereira "lhe foi retirada de forma escandalosa".

Óscar Barbosa considerou ainda que o seu partido entende o comunicado da CEDEAO como "um elemento positivo para a credibilização das instituições" da Guiné-Bissau.

Contactada pela Lusa, a CNE disse que não vai reagir ao comunicado da CEDEAO.

A candidatura de Umaro Sissoco Embaló diz estar a analisar o comunicado para logo se posicionar.

A CNE deu Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), como o vencedor do escrutínio com 53,55% dos votos, enquanto Domingos Simões Pereira conseguiu 46,45%.

A candidatura de Simões Pereira não aceita os resultados, alegando irregularidades na forma como a CNE conduziu o processo e ainda fraude eleitoral, daí o recurso ao Supremo Tribunal de Justiça.

NAOM

25 comentários:

  1. Uma recontagem de votos, kkkk,coitado, es casta na lei eleitoral.

    ResponderEliminar
  2. O PAIGC na sua SAGA de discórdia finge não compreender a recomendação da CEDEAO para continuar o bloqueio do país, esperamos para ver, desta vez serão aplicadas pesadas sanções, continuam a deturpar mesmo os vossos patéticos apoiantes sabem e bem que a CEDEAO não falou no novo apuramento e muito menos na recontagem dos votos.
    Aproveito para aconselhar o senhor Domingos que se distancie desta posição ou ponto de vista do bandido CANCAN que só sabe viver a custa porque o senhor Domingos Simões Pereira tens ainda o caminho longo a percorrer e muito para dar a Guiné-Bissau.
    O Conselho esta dado se quiseres viver na sua luxuosa casa em Portugal,então segue este meu conselho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto muito meu irmão Guineense "inconveniente" aqui está „Se você agir sempre com dignidade, talvez não consiga mudar a GB, mas será um canalha a menos.“

      Eliminar
  3. Sinto muito meu irmão Guineense "inconveniente" aqui está „Se você agir sempre com dignidade, talvez não consiga mudar a GB, mas será um canalha a menos.“

    ResponderEliminar
  4. Esse é mera mentira do advogado não é assim que pessoa quer poder a tudo custo

    ResponderEliminar
  5. Ele quer só falsificar a mentira por favor de ele ele perdeu a eleição

    ResponderEliminar
  6. Assim que ele acha que vai governar na pessoa nos sabemos que todos urna foi contado perante fiscal de todos partido político não tem fraude eles que quer faz fraude

    ResponderEliminar
  7. PAIGC QUE QUER FAZER FRAUDE NA ELEIÇOES NADA MAIS.

    ResponderEliminar
  8. PAIGC, kadera kinti PA! Certamente a somatória baterá na mesma.

    ResponderEliminar
  9. Eu como Guineense sinto muito triste mas triste mesmo com comentarios de alguns irmãos, devemos ser mais educado e mais justos.

    ResponderEliminar
  10. Lamento muito com o comportamento dos Guineense, todos nós somos ir ums ao autor evitamos de insulto nas redes sociais por favor.

    ResponderEliminar
  11. País que tem políticos traficantes, corruptos e ladrões não se pode esperar muito. Cambada de MACACOS que nem sequer sabem estar na sociedade...enfim só naquele país mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Esse merdas e filho de uma cabra que salta e berra, Domingos Simões Pereira, devia primeiro justificar onde é que ele ganhou tanto dinheiro para comprar as casas que tem em Portugal. Canalha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! Ali vai o trabalho de supremo tribunal de justiça e ficou atrás de um assunto não lhe compete a o ser carimbar o documento e e elogiar o USE

      Eliminar
  13. O DSP pode enganar toda a população mas eu, USE e JOMAV não nos enganam. Alguém que quer vender a Guiné Bissau aliás a nossa pátria que custou a vida dos nossos irmãos, e até o pai dele não lutou para essa pátria. Mas quem é o Domingos Simões Pereira? Juro este gajo!

    ResponderEliminar
  14. Olha dominguinho, nós já estamos farto de ti, nos deixe em paz com a nossa querida Guiné e ninguém vai sentir a tua saudade, tchau sr.caús!

    ResponderEliminar
  15. Realmente, a política é uma bagunça que ninguém pode entender.

    ResponderEliminar
  16. Na Guiné Bissau sempre houve fraude eleitoral.

    ResponderEliminar
  17. O presidente eleito, não tem perfil e postura de um presidente. Foi am pior escolha de povo que ainda é burro, e por isso vão comer o pão do diabo.

    ResponderEliminar
  18. Por favor irmãos guineenses devemos evitar insultos nas redes sociais e deixemos o STJ pronunciar assim que tiver os resultados nas mãos.

    ResponderEliminar
  19. Eu acho que tudo será limpa depois do dia 7 do corrente mês.

    ResponderEliminar