terça-feira, 18 de junho de 2019

Encontro com UA: LÍDER DO MADEM CRITICA PAIGC E CONSIDERA-O RESPONSÁVEL PELA NOVA CRISE


Braima Camará, líder do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G 15), criticou a posição da direção dos libertadores (PAIGC) que acusa de ser responsável pela crise que se vive no Parlamento, no que concerne à composição da Mesa da Assembleia Nacional Popular.

O político falava aos jornalistas depois da reunião com a delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana. A reunião realizada na sede da representação da União Africana em Bissau visou encontrar uma saída ao impasse que se regista no parlamento sobre a constituição da Mesa do Parlamento e que impede a nomeação do novo Primeiro-ministro indicado pelo partido vencedor das eleições legislativas de março da parte do Chefe de Estado, que alega a conclusão da constituição da mesa como condição.

A delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana chefiada pelo Embaixador da Serra-Leoa junto daquela organização regional, Brima Patrick Kapuwa, está no país desde ontem (domingo, 16 de junho) com o intuito de encontrar uma solução sobre o impasse que se regista no Parlamento. No período de manhã desta segunda-feira, a delegação reuniu-se com os elementos da comunidade internacional agrupados no chamado “P’5” e foi recebida pelo Chefe de Estado guineense. Esta tarde reuniu-se com os responsáveis dos seis partidos que detêm assento no Parlamento, designadamente: PAIGC, MADEM-G15, PRS, APU-PDGB, UM e PND.

Braima Camará disse na sua declaração aos jornalistas que o regimento do parlamento recomenda que os quatro membros da mesa sejam votados em lista única. 

“O presidente da Assembleia Nacional Popular é a única figura que deve ser votada apenas fora deste quadro. Depois da sua eleição, tem a responsabilidade de negociar com as outras formações políticas presentes no parlamento para poder completar os quatro membros da Mesa para depois submeter a lista à votação”, explicou.

Revelou, no entanto, que esta foi a posição defendida durante a reunião com a delegação da União Africana, tendo acrescentado que o seu partido insiste em apelar à conclusão da formação completa da Mesa do Parlamento. 

“Vamos ao parlamento todos os dias, o que demostra a nossa disponibilidade na busca do entendimento. A lei deve ser respeitada e a Constituição da República também”, notou.

Importa referir que amanhã, terça-feira, 18 de junho, a delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana reunirá com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Sociedade Civil bem como  partidos políticos sem assento parlamentar. A missão chefiada pelo diplomata serra-leonês só falará à imprensa amanhã, no final dos encontros separados.

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário