terça-feira, 18 de junho de 2019

Líder de bancada do PRS: “PAIGC ASSALTOU INDEVIDAMENTE O LUGAR DE PRIMEIRO SECRETÁRIO DA MESA”


O líder de bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Sola N’quilim Na Bitchita, disse que a direção do PAIGC assaltou indevidamente o lugar de primeiro secretário da Mesa da Assembleia Nacional Popular que, de acordo com a lei, pertence ao seu partido na qualidade da terceira maior força política no Parlamento.

Na Bitchita falava aos jornalistas depois da reunião mantida com a delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana na sede da representação da UA, em Bissau.

A delegação do Conselho da Paz e Segurança da União Africana chefiada pelo Embaixador da Serra-Leoa junto daquela organização regional, Brima Patrick Kapuwa, está no país desde ontem (domingo, 16 de junho) com o intuito de encontrar uma solução ao impasse que se regista no Parlamento.

No período da manhã desta segunda-feira, 17 de junho, a delegação reuniu-se com os elementos da comunidade internacional agrupados no chamado “P’5” e foi recebida pelo Chefe de Estado guineense. Esta tarde reuniu-se com os responsáveis dos seis partidos que detêm assento no Parlamento, designadamente: PAIGC, MADEM-G15, PRS, APU-PDGB, UM e PND.

Sola N’quilim Na Bitchita explicou na sua declaração que informaram à delegação da União Africana que neste momento a única saída à crise que se regista é a composição da Mesa da Assembleia Nacional Popular.

“A Mesa da ANP está ainda inconclusiva. Como sabem, o candidao do MADEM foi chumbado na votação do dia 18 de abril, aquando da constituição da Mesa. E como sabem, o PAIGC assaltou indevidamente o lugar do primeiro secretário na mesa do Parlamento, que por lei pertence ao PRS. E são essas duas pequenas questões que levaram o país ao impasse”, contou.

Critica ainda as vozes que alegam que a composição da mesa não tem nada a ver com o governo, tendo considerado absurdas tais declarações. Reforçou neste particular que “o governo é a emanação da Assembleia Nacional Popular”.

Por: Assana Sambú 

OdemocrataGB       

Sem comentários:

Enviar um comentário