terça-feira, 30 de abril de 2019

Impasse na ANP: MISSÃO DA CEDEAO APOIA SOLUÇÃO POLÍTICO PARA A SAÍDA DA CRISE

Uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que se encontra no país com o intuito de procurar uma solução política ao impasse político que se regista no concernente à formação da Mesa de Assembleia apoia solução política para ultrapassar as diferenças.

A missão sub-regional dirigida pelo ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros e igualmente Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, Geoffrey Onyeama, chegou a Bissau por volta das 11 horas e

seguiu de imediato para o Palácio da República. No palácio, Geoffrey Onyeama foi recebido pelo Chefe de Estado, José Mário Vaz, com quem abordou a situação da nova crise provocada pelo impasse político no parlamento..

A missão, que deve igualmente reunir-se com partidos políticos que têm deputados no parlamento, está composta pelo presidente da Comissão da CEDEAO, Jean Claude Kass-Brou, Secretário-geral da Presidência da República da Guiné-Conacri, Naby Issuf Kiridi Bangura, representante da CEDEAO no país, Blaise Diplo e membros do Gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiro de Nigéria.


À saída do palácio da República onde esteve reunido com o chefe de Estado guineense, o ministro nigeriano dos negócios estrangeiro,

Geoffrey Onyeama, explicou aos jornalistas que estão no país com o propósito de encontrar uma solução junto dos partidos com o assento no parlamento no que concerne à situação do impasse registado sobre acomposição da Mesa de Assembleia Nacional Popular. E recordou que a CEDEAO acompanhou o processo desde o período da crise e até a realização das eleições.

“Como sabem até agora os deputados não concluíram a formação da Mesa. E sem a composição completa da Mesa do parlamento não se pode avançar com a formação do governo e isso aumenta a tensão política, portanto isso poderá provocar novo ciclo de instabilidade política. Não podemosvoltar mais atrás com os progressos já alcançados! Portanto, estamos aqui para analisar juntamente com as partes envolvidas a fim de encontrar um consenso que permita o país ir para frente”, detalhou.

O diplomata nigeriano lembra igualmente que o país tem ainda pela frente as eleições presidenciais, bem como a questão da reforma das constituições que, no seu entender, não se pode realizar sem que haja um consenso político a nível interno.

Questionado se a CEDEAO apoiaria a solução política ou jurídica para a resolução do impasse no parlamento, respondeu que a organização que representa opta para a solução política no sentido de encontrar um

consenso entre as partes. Insistiu que é preciso alcançar a solução e seguir para a formação do governo, que deverá trabalhar para o desenvolvimento do país.

O chefe de missão disse estar convencido que todas as personalidades envolvidas têm o interesse em ver o país sair desta situação, tendo assegurado neste particular que a boa vontade demostrada ajudará na resolução do impasse.

Salienta-se que a nova crise política e parlamentar deve-se a composição da Mesa de Assembleia Nacional Popular, sobretudo com a reprovação da candidatura do coordenador do Movimento para a

Alternância Democrática (MADEM-G 15), Braima Camará ao cargo do segundo vice-presidente do Parlamento. Outro estrangulamento tem a ver com o preenchimento do posto de primeiro Secretário da Mesa da ANP, que os renovadores (PRS) reclamam ter direito, de acordo com o regimento do hemiciclo. 

Enquanto o PAIGC defende que o referidocargo reclamado pelo PRS é ocupado pelo partido mais votado.

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário