12 de fevereiro de 2019

OITO PAÍSES DOS QUINZE DA CEDEAO JÁ RUBRICARAM ACORDO DE LIVRE TROCA CONTINENTAL


A Comissão Económica das Nações Unidas para África Ocidental (CEA) anunciou que 49 dos 55 países africanos já assinaram o acordo de zona de livre comércio continental (ZLECAF) e 18 já ratificaram o referido acordo.

Dos países que compõem a CEDEAO, apenas 8 ratificaram o acordo no passado mês de Dezembro em Lomé, Togo.

Ainda segundo a CEA, com acordo de zona de livre comércio continental (ZLECAF), o mercado regional irá se estender para 1,2 bilhões de pessoas representando um produto interno bruto de 2.500 bilhões de dólares em todos os 55 estados membros da União Africana.

A implementação do ZLECAf vai permitir aumentar o volume de exportação de US $ 35 bilhões por ano, ou 52% até 2022, para reduzir a importação de US $ 10 bilhões. As exportações agrícolas e industriais vão aumentar para US $ 4 bilhões, que iria criar emprego e riqueza no continente africano.

Com a média das taxas de 6,1%, as empresas actualmente enfrentam direitos aduaneiros quando eles exportam para África, em vez de fora do continente. De acordo com a CEA, o ZLECA gradualmente eliminará os direitos aduaneiros sobre o comércio, o que permitirá que empresas africanas negoceiam mais facilmente no continente, para atender às demandas do crescente mercado Africano e aproveite os benefícios oferecidos por este último.

Comércio intra-Africano é estimado em 16% muito baixa em comparação com a Europa e Ásia.

Estas constatações foram feitas durante o encontro de três dias organizado pela CEA em Monróvia, Libéria e destinado aos jornalistas de África Ocidental agrupados na Rede de Jornalistas Económicos de África Ocidental para melhor compreensão do ZLECAF com vista a uma melhor defesa e sensibilização para a ratificação e implementação do acordo.

Para o vice-ministro de agricultura e indústria de Libéria Wilfrid Bangura que presidiu a abertura do encontro “ a organização deste workshop para a mídia, é boa notícia para o continente africano”.

No entanto, o director interino da CEA, Bakary Dosso sublinhou que "a parceria responsável e dinâmica com mídia na sub-região deve permitir uma melhor defesa para a ratificação e implementação do ZLECAf, e garantir melhor visibilidade e uma melhor difusão da implementação do plano de desenvolvimento comunitário (PCD) da CEDEAO, a Agenda de 2063 da União Africana e os objectivos de desenvolvimento sustentável”.

Por seu turno, o Comissário responsável pelo comércio e a livre circulação da CEDEAO Konzi Tei disse que um estudo sobre a ZLECAf e sob a supervisão da Comissão está em curso e que as conclusões irão ajudar na tomada de decisões substanciais para restantes discussões.

Através desta estratégia, que é de confiar na mídia da sub-região da África Ocidental, bureau sub-regional da CEA visa envolver activamente estes jornalistas na advocacia para a ratificação e a implementação do ZLECAf.

Durante três dias, as apresentações foram feitas por especialistas da CEA, da CEDEAO bem como a troca de informações e opiniões entre os participantes.

Por: Nautaran Marcos Có/ enviada especial à Monróvia, Libéria

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário