segunda-feira, 30 de julho de 2018

30 de julho - Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas


O tráfico de seres humanos é um crime que explora mulheres, crianças e homens para vários fins, incluindo trabalho forçado e sexo. A Organização Internacional do Trabalho estima que 21 milhões de pessoas são vítimas de trabalho forçado no mundo. Esta estimativa inclui também vítimas de tráfico de seres humanos para exploração laboral e sexual. Embora não se saiba quantas dessas vítimas foram traficadas, a estimativa é de que haja milhões de pessoas no mundo.

Todos os países do mundo são afetados pelo tráfico de seres humanos, seja como país de origem, trânsito ou destino das vítimas. As crianças representam quase um terço das vítimas de tráfico de seres humanos em todo o mundo, de acordo com o Relatório Global do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime sobre Tráfico de Pessoas. Além disso, mulheres e meninas representam 71% das vítimas de tráfico de seres humanos, afirma o relatório.

Em 2010, a Assembléia Geral adotou o Plano Global de Ação para Combater o Tráfico de Pessoas, instando os governos mundiais a tomar medidas coordenadas e corretas para derrotar este flagelo. O Plano apela a integrar a luta contra o tráfico de seres humanos nos programas mais amplos da ONU, a fim de impulsionar o desenvolvimento e fortalecer a segurança em todo o mundo. Uma das disposições cruciais do Plano é o estabelecimento de um Fundo Fiduciário Voluntário da ONU para vítimas de tráfico, especialmente mulheres e crianças.

O Fundo Fiduciário facilita a assistência efetiva e a proteção das vítimas do tráfico, através de doações a ONGs especializadas. Nos próximos anos, pretende dar prioridade às vítimas provenientes de um contexto de conflito armado e daquelas identificadas entre os grandes fluxos de refugiados e de migração. Também focará sua assistência em vítimas de exploração sexual, remoção de órgãos, mendigagem forçada, criminalidade forçada e propósitos emergentes de exploração (por exemplo, remoção de pele, pornografia on-line).



#HumanTrafficking #EndHumanTrafficking

Fonte: ONU na Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário