quarta-feira, 21 de maio de 2014

Guiné-Bissau União Europeia felicita novo Presidente eleito


A União Europeia (UE) felicitou hoje José Mário Vaz, que venceu a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau, segundo os resultados preliminares divulgados na terça-feira pela Comissão Nacional de Eleições.

"Na sequência do anúncio pela comissão eleitoral dos resultados das eleições presidenciais, queremos estender as nossas felicitações a José Mário Vaz, que segundo os resultados preliminares obteve uma clara vitória", segundo um comunicado do porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

O porta-voz reiterou ainda as declarações de Ashton que, na segunda-feira, tinha felicitado o povo guineense pela forma como decorreu o ato eleitoral, sublinhando que este "demonstrou mais uma vez o seu sentido de responsabilidade e o seu compromisso com a democracia tendo votado pacífica e massivamente na segunda volta das eleições presidenciais".

Michael Mann, no comunicado, salientou ainda que a missão de observação da UE às eleições, no terreno desde março, "concluiu que o escrutínio decorreu de forma transparente e ordeira e no respeito pela legislação".

A missão continuará na Guiné-Bissau para analisar processos de queixas e até à publicação dos resultados finais.

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau anunciou na terça-feira que José Mário Vaz, candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e antigo ministro das Finanças do Governo deposto no golpe de Estado de abril de ter vencido as eleições presidenciais com 61,9% dos votos.

Por seu lado, o candidato Nuno Nabian recolheu 38,1 por cento, tendo a taxa de participação sido de 78,2%.

Nabian ainda não decidiu sobre a apresentação de uma impugnação aos resultados.

Na primeira volta a adesão dos eleitores tinha sido de 89,29% e nas legislativas, realizadas no mesmo dia, a taxa de participação foi de 88,57%.

Sem comentários:

Enviar um comentário